Nurkic pode estar de saída dos Suns
Os Phoenix Suns não corresponderam às expetativas desta temporada, tendo sido eliminados por 4-0 na primeira ronda dos playoffs. A equipa do Arizona pretende melhorar o seu plantel durante o verão, podendo sacrificar um jogador titular para obter outras peças que tragam mais profundidade à equipa.
A principal evidência nos playoffs foi a falta de uma boa rotação no conjunto de Phoenix, uma temática sob a qual o front office da equipa estará certamente empenhado em melhorar durante a offseason. A aquisição de jogadores com um valor mais baixo e que consigam ter um papel importante na equipa deverá ser a prioridade dos Suns.
Após a contratação de Mike Budenholzer, a equipa vai sofrer algumas alterações no mercado, mas sem mexer no núcleo Durant, Booker e Beal. Segundo Evan Sidery, da Forbes, o “sacrificado” poderá ser Jusuf Nurkic. O poste bósnio tem um valor de mercado considerável, podendo servir como “moeda de troca” para a aquisição de alguns role players.
Com pouca flexibilidade salarial, a equipa poderá aproveitar a noite do draft para tentar alguma negociação. Os Suns detêm a escolha número 22 da primeira ronda do draft, algo que juntamente com Jusuf Nurkic, compõe uma oferta interessante para algumas equipas.
O bósnio adotou um papel diferente em Phoenix daquele que tinha em Portland, deixando de ter tanta oportunidade para lançar e servir como âncora defensiva do jogo interior do conjunto. Na temporada regular, teve média de 10.9 pontos e 11 ressaltos por jogo, numa das suas temporadas menos conseguidas a nível ofensivo. Para uma equipa que carece de alguma presença interior mais experiente, poderá ser uma aposta segura, até pelo seu valor contratual, que não é muito elevado em comparação com a maioria dos contratos que vão surgindo na NBA atualmente.