Nikola Jokic, um monstro de eficiência do triplo-duplo
Damian Lillard teve um desempenho excelente. 44 pontos em 12/20 nos lançamentos. Na história da NBA, o base dos Portland Trail Blazers tornou-se no segundo base a marcar pelo menos 35 pontos em 55% nos lançamentos em 4 jogos consecutivos depois de Oscar Robertson. Incrível. E, no entanto, todos os olhos estão virados para Nikola Jokic.
Porque o interior dos Denver Nuggets ultrapassa, repetidamente, os limites do possível. Ontem à noite, o sérvio levou assim a sua equipa à vitória frente aos Blazers (122-113). Perante o espetáculo de Lillard, nem deu a impressão de tremer.
Terrivelmente fácil, fez o seu 13º triplo-duplo na temporada, 36 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências.
E Jokic tem um impacto fenomenal com um triplo-duplo. Nesta temporada, a sua equipa tem um registo perfeito neste cenário, 13 vitórias para 0 derrotas. Acima de tudo, faz isto sem forçar nada. A prova da eficiência incrível, 13/14 nos lançamentos contra Portland.
A sua única tentativa falhada? Um lançamento extremamente complicado no canto, no final da posse de bola do terceiro período.
Regular desde o início desta temporada, Jokic ainda dá a impressão de ganhar impulso. Em particular graças ao desenvolvimento coletivo dos Nuggets, líderes no Oeste e com uma série de 7 vitórias consecutivas.
“10 vitórias – 0 derrotas quando chegamos a 30 assistências? Sim, é assim que queremos jogar. Queremos absolutamente partilhar a bola para enviar uma mensagem, queremos impor este estilo de jogo.
Desta forma, todos ficam felizes. Assim, espero que continuemos assim. Estamos a ir na direção certa. Atualmente, estamos a jogar com muita confiança”, resumiu Nikola Jokic para a ESPN.
Um resumo que provavelmente simboliza muito bem a sua filosofia. Ao contrário de outras estrelas da NBA, Nikola Jokic não parece jogar pelas estatísticas. Está simplesmente está a responder às necessidades da sua equipa. Se ele tiver de fazer apenas 3 lançamentos num jogo, ele o fará (isto não acontece com frequência).
E isto claramente tem um impacto na maneira como ele une o coletivo de Denver ao seu redor.
Um terceiro troféu de MVP consecutivo?
Jokic faz estes desempenhos quase todas as noites. Recentemente, ainda fez “um jogo 100%” com um triplo-duplo com eficiência total, 100% nos lançamentos (5 tentativas). Também é necessário perceber a sua forma recente absolutamente incrível.
- 36 pontos em 92,9% nos lançamentos, 12 ressaltos, 10 assistências.
- 17 pontos em 72,7% de lançamentos, 10 ressaltos, 14 assistências.
- 21 pontos com 66,7% de lançamentos, 18 ressaltos, 9 assistências.
- 14 pontos 100% nos lançamentos, 11 ressaltos, 16 assistências.
- 28 pontos em 58,8% de lançamentos, 15 ressaltos, 10 assistências.
É difícil encontrar palavras quando o extraordinário se torna um hábito. Consistência impressionante com domínio total sobre muitos aspectos do jogo.
Com o “cansaço” dos votantes, com mais facilidade noutro jogador, possivelmente Jayson Tatum, o interior dos Nuggets provavelmente leva desvantagem na corrida ao MVP. Ainda assim, o seu nível incrível pode forçar outra leitura.
Já duplo MVP, Nikola Jokic ainda consegue manter um nível de excelência. Ainda consegue ser mais forte. Ainda consegue levar Denver ao topo do Oeste. Não muito longe do topo da NBA (1 vitória de Boston).
E se este “ponto fraco” acabasse por ser tornar “um ponto forte” da sua candidatura? Uma “história” que poderia agradar à imprensa norte-americana.
Ele apenas joga basquetebol. Sem realmente fazer campanha. Focando-se principalmente no desenvolvimento coletivo dos Nuggets. Um jogador excecional.