Nikola Jokic já ultrapassa Michael Jordan!

As estatísticas valem o que valem e não têm uma verdade absoluta. Especialmente quando usada para comparar jogadores e equipas que evoluíram em diferentes épocas e diferentes estilos de basquetebol. No entanto, ainda é interessante notar que Nikola Jokic ultrapassou Michael Jordan na classificação de todos os tempos da eficiência de jogador (PER). Após o último jogo dos Denver Nuggets, o MVP das finais de 2023 tem agora um PER de 27,92 na carreira. 0,01 a mais do que a lenda dos Chicago Bulls.

Recordar que o PER é determinado através de uma fórmula criada por John Hollinger, que adiciona ações positivas e negativas, ponderando-as com uma proporção por minuto e pelo ritmo com que a equipa joga. Dá assim uma ideia do desempenho do jogador numa temporada atual ou, como aqui, numa carreira.

Este índice tem sido criticado, trabalhado também, mas continua bastante popular entre os analistas de estatísticas da NBA. Atualmente, Nikola Jokic está à frente de Michael Jordan, LeBron James, Anthony Davis, Shaquille O’Neal, David Robinson, Wilt Chamberlain, Bob Pettit, Kevin Durant e Giannis Antetokounmpo.

Quando deixar o jogo, Jokic terá este argumento estatístico extra (se o mantiver neste valor) para reivindicar uma posição entre os melhores.

Assiste a todos os jogos da NBA e da Liga Portuguesa de Basquetebol! Regista-te na Betclic com o promocode NBAPTBETS e ainda ganhas uma Aposta Sem Risco até 50€!

Regista-te AQUI com o promocode NBAPTBETS e assiste a todos os jogos!

Deixe um comentário