Nets contornam regras para conceder benefícios às suas estrelas?

Na NBA, vigora a regra da existência de um teto salarial, que as equipas devem respeitar sob pena de incorrerem em sanções por parte da liga.

O chamado “salary cap” é uma forma que a NBA encontrou de fomentar a competitividade interna, bem como reforçar a transparência financeira no seio dos “franchises”.

Esta semana, surgiu a notícia à volta da liga que visa os Brooklyn Nets, e o alegado envolvimento da organização numa estratégia de contorno das regras do salary cap.

Bem sabemos que ter um leque de estrelas no plantel sai caro a um clube, ainda para mais tratando-se de nomes como KD, Irving e Harden. Cada um deles aufere mais de 30M de euros por temporada.

A acrescer a estes salários principescos, tem sido relatado que a organização tem suportado diversas mordomias com os três jogadores. Em causa estão o pagamento de hospedagens a namoradas, familiares e amigos dos jogadores para os acompanharem quando estes pretendem ter visitas, aos quais acrescem benefícios com a cedência de produtos referentes a “merchandising” dos Nets, como camisolas, roupas, acessórios, etc.

Veja-se a história relatada por Matt Sullivan, do site The Hustle

“Uma pessoa muito graduada dentro dos Nets e que tem muito a ver com o dinheiro na equipa disse, basicamente, que deixam um “cheque em branco” desde que os astros chegaram aqui, seja para comprar ou alugar casas para namoradas, família e amigos deles, seja apenas dando dinheiro aos seus caras e seus amigos e equipamentos para qualquer coisa, eles [os diretores] estão de acordo com tudo isso”

“Eles alugaram uma casa para a equipa. Os jogadores não pagam por muitas coisas pessoais por eles mesmos. O controle financeiro do Nets é feito a cada semana, sempre com mudanças aqui e ali. Isso acontece o tempo todo. A diretoria achava que tinha controlo sobre isso, mas não tem. Eles não queriam ser descobertos, mas foram”

“Acho que Kevin Durant e Kyrie Irving entendem bem como funciona tudo isso, mas agem como se não existisse. Durant ficou sabendo disso desde o início. Existem muitas coisas que ninguém sabe que os Nets fazem, como na época em que fecharam todos os centros de treino (2020), e eles sempre se encontravam secretamente para treinar e manter Durant e Irving em forma. Eles não pararam de treinar, enquanto todos ficavam em casa”

João Pinto

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa; Apaixonado pelo desporto e pela melhor competição de basquetebol do mundo

Deixe uma resposta