Neemias será o próximo caso de sucesso nos Celtics
Após novo desempenho de destaque na última noite, Neemias Queta continua a ser notícia na imprensa associada aos Celtics. O seu encaixe na equipa também anima os fãs. Boston terá mais jogos nesta temporada regular em que estarão sem os dois principais postes do plantel. Eles sabiam disto ao entrar nesta temporada. Al Horford tem 38 anos e não joga jogos consecutivos há algumas temporadas. Kristaps Porzingis recupera de uma cirurgia ao pé na offseason.
É por isso que os Celtics trouxeram todos os três postes suplentes nesta temporada, Luke Kornet, Neemias Queta e Xavier Tillman. Como visto na vitória dos Hornets na última noite, o treinador Joe Mazzulla consegue usar as peças com base em confrontos que pretende ter. Queta, especialmente, parece ser a próxima história de sucesso de desenvolvimento dos Celtics.
“Se eles estão em campo, eu acredito neles”, disse Mazzulla aos jornalistas em Charlotte. “A sério, desde que estou aqui, tem sido um ponto forte do nosso plantel. Temos apenas tipos em quem acreditamos. Eles trabalham muito duro. A equipa de desenvolvimento de jogadores trabalha com eles. Com quem estiver disponível, sinto que teremos uma possibilidade de vencer.”
Queta destacou-se na derrota com os Pacers na quarta-feira, principalmente no quarto período, jogou também no prolongamento. Ele foi um poço de energia, foi exatamente isso que era preciso. Não foi nenhuma surpresa ver Queta como o primeiro poste a sair do banco enquanto Kornet começou a titular na sexta-feira. Foi uma grande oportunidade, na qual o português correspondeu.
Principalmente o seu jogo junto ao cesto, é um ponto forte em comparação com os restantes companheiros de equipa. Em 24 minutos, Queta terminou com 12 pontos e seis ressaltos (quatro ofensivos), 6 em 6 nos lançamentos. Trouxe exatamente o que os Celtics precisavam, e é por isso que teve minutos decisivos novamente na sexta-feira, no que foi um jogo disputado até final, incluindo expulsões.
Queta, chegou aos Celtics em 2023 num contrato de “two-way”. Vindo dos Kings, mostrou-se no ano passado, quando a profundidade da equipa lhe deu poucos minutos. Os Celtics optaram por promovê-lo com contrato antes dos playoffs, o que lhe permitiu tornar-se no primeiro jogador português a jogar nos playoffs e depois a ganhar um título da NBA.
Neste verão, conseguiu novamente um contrato com a equipa. Esteve bastante tempo na G League na temporada passada, mas este parece que vai ser diferente. A temporada ainda agora começou, mas os primeiros desempenhos de Queta impressionaram até agora.
Os Celtics fizeram um bom trabalho ao encontrar jogadores de nível para a rotação, o que é uma grande parte do motivo pelo qual têm tanta profundidade. Tanto Payton Pritchard (escolha na parte final da primeira ronda de 2020) quanto Sam Hauser (não draftado, agente livre em 2021) são algumas dessas histórias de sucesso. Embora Queta tenha começado nos Kings, o seu desenvolvimento em Boston também faz parte da sua história. Assim esperam que ele possa continuar a fazer progressos.