NBA 2019/2020 – New Orleans Pelicans
Mas que carrossel gigante este último ano em New Orleans. Tudo começou com a novela Anthony Davis. Tudo parecia negro, como vai ser possível substituir um jogador da qualidade de Davis?
Pois bem… o pacote de jogadores vindos dos Lakers por si só já é um excelente ponto de partida para a construção de algo, mas ganhar a primeira pick do draft de 2019 com uma probabilidade de 7.5% também ajuda…e muito!
Agora que a viagem neste carrossel alucinante está a chegar ao fim, o saldo é muitíssimo positivo! Os Pelicans têm hoje uma das equipas mais interessantes da NBA, para além dos jovens talentos, juntaram algumas peças que adicionam experiência e veterania ao plantel.
É preciso tirar o chapéu a David Griffin com o trabalho incrível que fez durante esta off-season, para alem de ter construído uma equipa com um potencial enorme para o futuro, foi ainda o responsável pela chegada de JJ Redick e ainda Derrick Favors que vão encaixar como uma luva nesta equipa.
Hora de analisar as 5 principais peças deste puzzle.
Point Guard: Lonzo Ball
É agora! Chegou a hora Lonzo! Acabaram as desculpas, acabaram os dramas de LA. Chegou o momento do recomeço e mostrar de uma vez por todas que Lonzo é muito mais valioso do que mostrou nos Lakers.
Finalmente longe de LaVar, finalmente longe da Big Baller Brand. Hora de manter a cabeça no basquetebol!
Ball já mostrou ser um defensor de elite, do melhor que existe na liga e um playmaker incrível.
Sim é verdade, o tiro exterior continua a ser um problema, mas é algo que pode e certamente vai melhorar. Não esquecer que estamos a falar de um jogador com apenas 21 anos, tem toda uma carreira pela frente.
Shooting Guard: Jrue Holiday
Ninguém tem dúvidas que Holiday tem qualidade mais que suficiente para ser um All-Star, e este ano rodeado de jovens talentos, vai ter muita ajuda e podemos ter um Jrue Holiday renascido e quando este se encontra em forma é um jogador dificílimo de travar.
Uma autêntica carraça a defender. Curioso ver como os Pelicans vão jogar com Lonzo e Holiday ao mesmo tempo e como a partilha da bola vai ser feita a nível ofensivo. Defensivamente vão ter em Lonzo e em Holiday dois defensores de elite.
Small Forward: Brandon Ingram
Ingram aparece este ano depois de recuperar de uma lesão no sangue. Ingram, muitas vezes comprado a Kevin Durant devido a semelhanças físicas, pode finalmente ter o seu ano de explosão e dar o salto para um patamar diferente do que tem mostrado até ao momento.
Aparenta possuir todas as ferramentas para ser dos melhores jogadores que a liga tem para oferecer, mas a falta de consistência juntamente com lesões não tem facilitado o seu crescimento.
Apesar de tudo estamos a falar de um jovem de 22 anos e agora numa nova realidade, todo o seu potencial pode vir ao de cima.
Power Forward: Zion Williamson
Sem jogar um minuto na NBA, já é dos jogadores mais conhecidos a nível mundial. Desde dos tempos de LeBron James que não aparecia um rookie que provocasse um terramoto tão grande na NBA como Zion tem feito.
Com tudo para ser o melhor jogador do mundo dentro de alguns anos.
Fisicamente um monstro com uma amplitude de movimentos nunca antes vista para alguém do seu tamanho.
Apresenta algumas debilidades no lançamento exterior, mas uma força praticamente imparável debaixo do cesto.
Todos os jogos dos Pelicans vão ter certamente milhões de olhos postos em Zion, vai ser curioso ver como o mesmo vai reagir a toda esta pressão e mediatismo.
Center: Derrick Favors
Favors vem trazer juntamente com Jrue Holiday, experiência e veterania a este 5 dos Pelicans. Com uma função quase de suporte a Zion, Derrick pode ajudar esta equipa dos Pelicans a controlar os momentos de jogo e a pausar o ritmo do mesmo.
Infelizmente para o treinador Alvin Gentry, Derrick tem tido muitos problemas nos tendões de aquiles e com o avançar da idade a tendência é de piorar. Vendo as coisas do lado positivo, no banco Alvin Gentry conta com Jahlil Okafor e ainda Jaxson Hayes que podem assumir a titularidade em caso de alguma infelicidade de Favors.
Jogadores da Rotação: Frank Jackson, JJ Redick, Josh Hart, Nickeil Alexander-Walker, E’Twaun Moore, Jahlil Okafor, Jaxson Hayes
Conclusão
Se estes Pelicans vão ser campeões? Claro que não!
Se estes Pelicans vão aos Playoffs? Dificilmente
Se eu vou perder algum jogo desta equipa? Nem pensar!!
Previsão de época: 41W-41L