Manute Bol terá jogado com mais de 50 anos?

É um cenário conhecido. Devido à falta de certidão de nascimento quando chegou aos Estados Unidos vindo do Sudão, Manute Bol recebeu uma data de nascimento adequada, 16 de outubro de 1962. Casos de falsificação da idade de atletas era muito comum, mas geralmente cobriam lacunas de três a cinco anos no máximo. Para Bol, parecia estar em proporções bem diferentes.

Kevin Mackey, o seu treinador em Cleveland State, responsável por escolher a data de nascimento, está convencido de que Manute Bol já tinha mais de 40 anos quando jogou na NCAA.

“Não temos como saber. Queríamos ter certeza de que ele era jovem o suficiente para jogar e ter uma carreira. Mas é perfeitamente possível que ele tenha jogado na NBA quando tinha mais de 50 anos”, referiu Mackey.

Há alguns anos, Jayson Williams, o ex-jogador da NBA, foi mais longe.

“Eles faziam Manute Bol beber álcool o tempo todo. Eles davam-lhe Heineken para engordar. Ele nunca jogava basquetebol sóbrio. Ele passava o seu tempo no ginásio. No balneário bebia Heineken.

Ele disse-nos que tinha 35 anos. Eu costumava olhar para todos os círculos e cicatrizes que ele tinha na cabeça. Um dia perguntei o que era. Ele respondeu: ‘O homem branco perdeu a minha certidão de nascimento na selva. Então, a cada cinco anos, apanho uma pedra e desenho um círculo na cabeça. Contei no jogo seguinte. Porra, Manute Bol tem 55 anos”.

Morreu em 2010, o jogador mais alto da história da NBA em altura (2,31m), empatado com Gheorghe Muresan. Não teve a possibilidade de ver o filho Bol Bol a jogar na NBA. Este último jogou as duas primeiras temporadas com os Denver Nuggets, mostrando grande potencial.

Deixe uma resposta