Magia voltou a Orlando
Eles não eram esperados em tal situação neste início da temporada, após uma última temporada no final da conferência Este (13º). Os Orlando Magic frustraram as previsões e parecem prontos para dar um passo este ano, com uma identidade de jogo.
Neste início, os Orlando Magic estão em posição de playoffs. Não no play-in, mas nos playoffs, com o 5º lugar no Este e um saldo positivo de 9 vitórias e 5 derrotas. Resultados surpreendentes para uma equipa que terminou apenas com 34 vitórias no ano passado. Ainda mais surpreendente dado que a organização apostou na continuidade neste verão. Jamahl Mosley é responsável pela 3ª temporada consecutiva, Paolo Banchero e Franz Wagner continuam a ser as estrelas da equipa e os ajudantes ainda estão lá. Exceto Anthony Black, escolhido na 6ª posição em junho passado, e Joe Ingles, chegou para trazer a sua experiência para este jovem grupo (4º mais jovem da liga), mais nada mudou.
Palavra para a defesa
Os Magic têm outra face nesta temporada. Melhor, a equipa da Florida parece ter encontrado uma identidade de jogo. Uma identidade que permite ganhar partidas, mesmo em noites más, com base numa defesa de ferro. Orlando, tem a 1ª posição na classificação defensiva de toda a NBA, com 106,4 pontos concedidos em 100 possess, contra 114,99 pontos no ano passado. Mais ativos, também ocupam o 2º lugar em roubos de bola (12º no ano passado).
Uma atitude incorporada em particular pelo regresso de Jonathan Isaac, depois de 3 temporadas e 11 jogos no ano passado, alinha com o desempenho defensivo (1,0 roubo e 1,4 desarme por jogo em apenas 14 minutos) e lidera o caminho para os companheiros de equipa. Tanto é assim que o treinador já está a fazer campanha por um lugar na equipa defensiva da All-NBA no final da temporada.
Assiste a todos os jogos da NBA e da Liga Portuguesa de Basquetebol! Regista-te na Betclic com o promocode NBAPTBETS e ainda ganhas uma Aposta Sem Risco até 50€!
Os números
A outra evolução vem da progressão dos seus jogadores e, em particular, dos dois extremos, Paolo Banchero e Franz Wagner. Enquanto está menos focado em marcar no início da temporada, o rookie do ano em título está em claro progresso nas exibições e afirma-se como uma ameaça real de longa distância (41% de três pontos contra 29,8% no ano passado). As estatísticas também estão a aumentar em todos os outros capítulos do jogo.
A observação é a mesma para Franz Wagner, atual campeão mundial, apesar de uma percentagem menor na meia distância (42%), também tem estatísticas mais completas. O progresso feito por ambos os jogadores beneficiam todo o grupo, mais forte do que nunca, a ponto de terem 6 jogadores nesta temporada com média de 11 pontos ou mais, Banchero e Wagner, mas também Cole Anthony, Jalen Suggs, Markelle Fultz e Mo Wagner.
Os Orlando Magic, podem alimentar algumas ambições nesta temporada. Enquanto Franz Wagner recuperar a sua eficácia ofensiva, e Anthony Black confirmar um pouco o potencial vislumbrado em Arkansas (apenas 5,6 pontos em 19 minutos nesta temporada), a qualificação direta para os playoffs pode ser uma realidade.