Luta acesa pelos Playoffs no Oeste!

A luta pelos Playoffs no Oeste está bem acesa com 6 equipas a lutarem pelo oitavo lugar, de maneira a chegar aos Playoffs.

Tabela da NBA até ao momento (nesta altura disputam-se jogos e esta pode ser alterada)

A proximidade entre estas 6 equipas é enorme e neste último terço de temporada, podemos ter um desfecho imprevisível.

Vou então analisar a situação de cada uma das equipas, baseando-me nos seus calendários e naquilo que podem fazer para obter a presença nos Playoffs.

1- Memphis Grizzlies

Liderados pelo rookie Ja Morant, os Grizzlies são atualmente os detentores do oitavo lugar. Pode dizer-se que foi uma surpresa, pois esta equipa era dada como lanterna vermelha para este ano.

Além do principal candidato a rookie do ano, também Jaren Jackson Jr (à direita na foto) tem sido um dos maiores destaques da equipa.

O conjunto vem de uma série de duas derrotas consecutivas e terá agora uma paragem,e não tem um calendário nada fácil nestes próximos jogos. Clippers, Rockets e Lakers, por esta ordem, são os próximos três jogos da equipa, que está apenas com 3 vitórias de avanço do segundo concorrente.

2-Portland Trail Blazers

Depois da inesperada chegada às finais de conferência na época passada, pouco ou nada mudou na equipa de Portland.

A adição de Hassan Whiteside, para fazer render Jusuf Nurkic foi uma das poucas alterações que ocorreu no conjunto. Mas um mau arranque comprometeu a época de Lillard e companhia, que agora correm atrás do prejuízo para obter uma vaga nos Playoffs.

Nas suas próximas partidas a equipa tem um calendário que tanto pode ser difícil, como acessível. Apesar de serem equipas mais que ao alcance dos Trail Blazers (como Orlando Magic, Atlanta Hawks, Phoenix Suns), são jogos que serão disputados fora de casa. Relembre-se que a equipa tem um recorde de 10-20 fora de portas.

3-San Antonio Spurs

Tem sido uma época desastrosa para o conjunto Texano. Após 22 anos consecutivos com presenças nos playoffs, a equipa vê a sua participação em risco (acaba de ser vencido pelos OKC e provavelmente será ultrapassada pelos Pelicans).

Talvez o problema da equipa esteja no elevado número de veteranos presentes nela. Também os seus resultados fora de portas não sã os melhores, com um record de igualmente 10-20.

Nos próximos encontros, a equipa regressa a casa depois de uma série de 8 jogos fora, em que apenas amealhou duas vitórias. Mavericks, Magic e Pacers são as próximas recepções da equipa em San Antonio.

Pessoalmente vejo o objetivo dos Playoffs como perdido, mas com Popovich a dar o tudo por tudo nunca se sabe.

(Eu próprio sou adepto desta equipa, provavelmente farei um artigo mais tarde em que aprofundarei mais sobre o que falha aqui.)

4-New Orleans Pelicans

Eis então que nos chegam os Pelicans, liderados por Zion Williamson, juntamente com um plantel jovem e promissor. A primeira pick do draft de 2019 falhou o arranque da temporada e isso comprometeu os resultados, mas agora a equipa está com veia vitoriosa e promete lutar pelos Playoffs.

O calendário nos próximos jogos assinala dois jogos com os “todos poderosos” Los Angeles Lakers, mas de resto apenas jogos mais acessíveis à equipa.

São na minha opinião favoritos a conseguir a vaga, porém, não perderiam nada se não a conseguissem, pois a equipa com certeza será um problema para muita gente nos próximos anos.

5-Sacramento Kings

Após a surpresa na época passada, com o conjunto de Sacramento a terminar em décimo lugar, mas com muitos apologistas que estes mereciam os Playoffs, pode dizer-se que a equipa desiludiu um pouco nesta primeira fase da época.

A verdade é que agora contam com duas vitórias consecutivas, mas um calendário nada apelativo para chegada aos Playoffs. Alguns confrontos com rivais diretos a esta luta, mas nada é impossível e acredito que o conjunto tenha capacidade para chegar lá.

6-Phoenix Suns

E por fim, os Phoenix Suns de Devin Booker. Já há 10 anos que a equipa do Arizona não marca presença nos Playoffs, e o seu calendário não é nada apelativo para que esta constante acabe.

Clippers, Raptors, Bucks, Jazz, e por aí fora, são algumas das equipas que os Suns irão defrontar num futuro próximo. Poderão mesmo assim acreditar na chegada ao oitavo posto do Oeste?

E você? Qual a sua aposta? Quem chegará aos Playoffs??

Vasco Oliveira

Fã dos San Antonio Spurs com 17 anos, deve ser algo inédito nesta liga das modas.

Deixe uma resposta