Luka e Jokic estão certos sobre a Europa
Este tem sido o debate do verão, comparar a NBA com outras ligas do mundo e, em particular, com os campeonatos europeus. Uma discussão que surgiu com Noah Lyles, que referiu o absurdo da menção “campeões mundiais” nas faixas de títulos da NBA. Os jogadores americanos aproximaram-se para recordar de que jogam na liga mais competitiva do planeta. Desde então, outros jogadores de basquetebol, também dos Estados Unidos, querem destacar a Euroliga.
Willie Cauley-Stein explicou que tinha escolhido ir para a Europa porque considera o basquetebol como “mais táctico”. Algo partilhado por Kyle Hines, jogador de referência na Europa. Descreve a NBA “como um jogo de senhoras” e a Euroliga “como um jogo de xadrez”.
Frank Kaminsky não foi tão longe, mas o interior, questionado pelo Eurohoops, também destaca certas peculiaridades do jogo que descobriu com o Partizan de Belgrado, o novo clube.
“Luka Doncic e Nikola Jokic estão certos, o jogo é mais físico na Europa. As regras são diferentes. Os defensores podem permanecer debaixo do cesto por mais de 3 segundos, por isso é mais difícil marcar.”
Cada liga tem as suas vantagens e desvantagens. O nível geral e atlético obviamente permanece mais alto na NBA, não há dúvida sobre isso. Mas isso não torna a Euroliga menos interessante.