Luka Dončić- Da Eslovénia para o Mundo

Sem dúvida tem sido dos maiores destaques desta temporada, Luka Dončić com apenas 20 anos tem números de MVP e já bate recordes. O esloveno que foi eleito “Rookie do Ano” na época passada cada vez surpreende mais.

Mas quem é Luka Dončić? De onde veio todo este fenómeno?

Nasceu a 28 de fevereiro de 1999, mas apenas começou a sua carreira oficial em 2012, com 13 anos, pela equipa da cidade que o viu nascer, o Olimpija Ljubljana. Na sua primeira temporada Luka já apresentava números impressionantes, foi MVP em diversos torneios, e somando jogos acima de 40 pontos, com apenas 13 anos!

O rapaz foi sempre amealhando diversos prémios , até que em 2014, o Real Madrid repara neste fenómeno. Na altura, Luka era apenas um rapaz de 15 anos a viver em Madrid, longe da sua família e amigos, jogou nos juniores da equipa madrilena, onde venceu vários torneios, incluindo o campeonato da Europa (Adidas Next Generation Tournament), derrotando o Estrela Vermelha na final, Dončić foi eleito MVP do torneio.

No dia 30 de abril de 2015, com apenas 16 anos, o esloveno estreava-se na Liga ACB, a maior prova do basquetebol espanhol, diante do Málaga. Tornou-se assim o jogador mais jovem na história dos merengues a jogar pelo escalão sénior.

Dois anos depois, na temporada 17-18, o Real Madrid venceu a Euroliga e a Liga ACB, com o esloveno a ser eleito MVP do campeonato.

No dia 21 de Junho de 2018, o seu nome soou em terceiro, no draft da NBA, na altura como escolha dos Atalanta Hawks. No entanto, os Dallas Mavericks propuseram oferecer Trae Young (quinta escolha) e uma pick de primeira ronda, por Luka, e a equipa de Atalanta aceitou a troca.

Na sua primeira época na NBA, o rookie registou médias de 21.2 pontos, 7.8 ressaltos e 6.0 assistências por jogo, demonstrando-se um jogador letal nos momentos finais dos jogos. Participou no “Rising Stars Game” e no “Skills Challenge”, e foi eleito Rookie do Ano. Confira aqui os melhores momentos do esloveno:

Esta época a equipa texana está com um recorde de 9-5 e muito graças a este “menino maravilha”, que regista médias de 29.9 ppg, 10.6 rpg e 9.4 apg. Recentemente igualou um recorde de LeBron James, de chegar a um triplo-duplo com mais de 40 pontos com apenas vinte anos.

É candidato a MVP, quase garantidamente All Star e veremos até onde poderá levar a equipa texana, juntamente com Porzingis. É a maior promessa da liga, podendo ser o jogador de uma geração. E você? O que espera deste jogador?

Vasco Oliveira

O adepto dos San Antonio Spurs que não consegue esquecer Kawhi Leonard.

Deixe uma resposta