Liga Betclic 24/25 – SL Benfica
Os tri-campeões nacionais em título querem chegar ao “tetra”, mas sofreram saídas de alguns jogadores que foram bastante importantes no sucesso destes últimos anos.
Tiveram, até ao momento, 4 entradas e 4 saídas:
- Entradas – Nico Carvacho, Ahmaad Rorie, Tyler Stone e Marcus Thornton;
- Saídas – Ivan Almeida, Toney Douglas, Terrell Carter e Sérgio Silva.
O Benfica perde assim, dois bases, um extremo e um poste. Mas também reforça estas mesmas posições com a entrada de 3 estrangeiros. Nico Carvacho é um “gigante”, um poste chileno muito físico de 2,11m. Com 27 anos, já conta com experiência em 3 campeonatos europeus (alemão, búlgaro e polaco) depois de ter feito formação na Universidade de Colorado State. Ahmaad Rorie é um base norte-americano, de 28 anos e com 1.86m. Conta com uma vasta experiência europeia, onde passou pela Alemanha, Chipre, Sérvia, Bulgária e França, fez a sua formação entre a Universidade de Oregon e a de Montana. Tem também relação com dois jogadores do Benfica, Dreschel e Broussard, o que pode ajudar na química da equipa e na integração do base, no grupo das “águias”. Tyler Stone é um extremo/poste norte-americano de 32 anos, formado em Missouri e que conta com muita experiência pelo Mundo. Já esteve em vários campeonatos europeus (francês, italiano, romeno, grego, israelita e turco), mas também já jogou no Japão e em Porto Rico. É um jogador forte fisicamente, muito capaz no jogo interior, na marcação de pontos e na luta dos ressaltos. Marcus Thornton, SG norte-americano de 31 anos, fez formação universitária em William & Mary, até ser escolhido pelos Boston Celtics, com a escolha nº45 no Draft de 2015.
Para além dos novos jogadores, o Benfica renovou com Trey Dreschell, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Eduardo Francisco, mas também mantém (até ao momento) Aaron Broussard, Makrem Ben Romdhane, José Silva, José Barbosa e “Betinho” Gomes.
Norberto Alves continua no comando desta equipa, Tomás Barroso subiu ao lugar de Coordenador Geral do Basquetebol e espera-se um Benfica a lutar novamente por todos os títulos nacionais e tentar fazer mais uma boa prestação europeia.