LeBron sobe nas assistências
Não passa um dia em que não falamos sobre LeBron James e o recorde de pontos da NBA. O jogador dos Los Angeles Lakers está agora apenas a 89 pontos atrás de Kareem Abdul-Jabbar. Mas o “King” está também na história de outra categoria estatística, as assistências.
Nesta madrugada, James registou o seu primeiro triplo-duplo da temporada na vitória contra os Knicks no prolongamento (129-123). Recordamos os seus 28 pontos e 10 ressaltos, mas principalmente das suas 11 assistências. Chegou ao total de 10.338 assistências, um número nada trivial.
O nativo de Akron ultrapassou Mark Jackson (10.334) e Steve Nash (10.335) na lista dos melhores nas assistências da história. Está em 4º lugar na classificação, uma conquista notável. Estava apenas na 7ª posição no início da temporada.
LeBron James, no entanto, vai tentar para avançar um pouco mais neste ranking. Chris Paul, o terceiro, segue no ativo com mais de 900 assistências. O pódio é potencialmente alcançável no final da carreira, mas é preciso paciência.
John Stockton, detentor do recorde de todos os tempos, por sua vez, é absolutamente intocável. O antigo base dos Jazz tem atualmente 5.468 assistências a mais que James. Levaria 781 jogos para o extremo se juntar a ele. Isto representa dez temporadas a jogar a grande maioria das partidas e mantendo os padrões. Uma tarefa que promete ser relativamente difícil aos 48 anos.
Certamente, a longevidade de LeBron James é impressionante. Mas certamente não esperará tanto tempo antes de se retirar.
Para um extremo, ou qualquer estrela da liga, chegar ao 4º lugar já é um sucesso tremendo. O “King” pode agora concentrar-se a 100% no trono que tanto cobiça, o de Abdul-Jabbar, que não está muito longe.