Jokic e Doncic mantêm luta pelo MVP viva até ao final
A temporada regular da NBA está a aproximar-se do fim, sendo que podem começar a ser considerados os merecedores dos prémios individuais, que são anunciados em maio. Na luta pelo prémio de Most Valuable Player da temporada, Nikola Jokic e Luka Doncic são dados como principais favoritos, continuando com grandes exibições até aos últimos dias da época.
Nikola Jokic está em busca do seu terceiro MVP da carreira em quatro anos. O atual campeão e MVP das finais tem médias de 26.6 pontos, 12.4 ressaltos e 9.6 assistências por jogo, liderando os Denver Nuggets até ao primeiro lugar da conferência Oeste. Ontem, na vitória importante perante os segundos classificados, Minnesota Timberwolves, o sérvio marcou 41 pontos, numa das suas melhores exibições da temporada.
Através do seu estilo de jogo único, Jokic encanta pela forma como domina o jogo através das suas habilidades, tendo já revolucionado a ideia do poste tradicional, pelas ferramentas que apresenta na distribuição de jogo e na sua consistência no lançamento, tal como a falta de um porte atlético, que lhe permita tirar mais partido do jogo físico. O jogador balcânico é, para muitos, o melhor do mundo, tendo realizado mais uma temporada a tal nível.
Quando a Luka Doncic, o esloveno tem realizado talvez a sua melhor temporada da carreira, com médias de 33.9 pontos, 9.8 assistências e 9.2 ressaltos por jogo. Com um plantel teoricamente inferior ao dos Denver Nuggets, Luka liderou os Mavericks às 50 vitórias e uma passagem direta para os playoffs, onde irão defrontar os Los Angeles Clippers na primeira ronda. Depois da desilusão da temporada passada, em que os Mavericks não chegaram sequer a atingir os playoffs, o jogador de 25 anos protagonizou uma das melhores temporadas da história recente do franchise texano, dando esperanças para os playoffs.
A temporada de Luka ganha um brilho mais especial pela forma como conseguiu coexistir com o seu “Robin”, Kyrie Irving. Os dois jogadores combinaram perfeitamente em campo, algo que acabou por ser inesperado para muitos adeptos, dada a queda de rendimento da equipa na temporada anterior, após a aquisição do jogador. Esta época, ambos conseguiram evoluir mutuamente em campo, culminando num espírito competitivo mais equilibrado.
Na vitória de ontem frente aos Miami Heat, Doncic voltou a brilhar, com 29 pontos, 9 ressaltos e 9 assistências, ficando muito próximo de mais um triplo-duplo. É um dos jogadores mais completos da liga, representando também uma nova ideia de base
Ambos os jogadores vão mantendo o debate pelo prémio bem acesso nas redes sociais. Enquanto muitos adeptos acreditam que Jokic merece o seu terceiro galardão, assumindo que com a performance desta madrugada acabou por selar o prémio. Os defensores de Doncic utilizam como argumento as estatísticas do esloveno, que registou a primeira temporada 34/9/10 da história, mas também a sua missão teoricamente mais dificultada de guiar os Mavericks às cinquenta vitórias.
Jokic vai liderando a tabela relativa ao prémio, promovida pelo site da NBA, mas são os votos de vários jornalistas e insiders da liga que definem o vencedor. A votação decorrerá durante o restante mês de abril, sendo que os vencedores costumam ser anunciados no início do mês de maio.