James Harden e lances livres: uma história de amor

 A estrela dos Rockets tem uma capacidade inigualável de levar os seus oponentes à falta. Seja na área pintada nas alturas, seja à procura de contacto num corte ou depois de um bloqueio para lá da linha de triplo, se James quer a falta… James terá a falta. E não é surpresa que os números mostrem exatamente isto. Se calhar até a um nível que, mesmo quem o conhece a ele e ao seu jogo, não imaginariam.

Depois da vitória da madrugada de hoje em Memphis, James Harden acaba assim com o extraordinário número de ter mais lances livres do que… lançamentos de campo. Mas quantos mais, exatamente? Nada mais nada menos do que 116! Para dar algum contexto: Michael Jordan, por exemplo, acabou a carreira com mais 4865 lançamentos marcados do que lançamentos livres. Kobe Bryant? 3341. LeBron James (até à data)? 4564. James Harden lançou mais lances livres nas últimas quatro épocas do que Steve Nash na sua carreira toda (e não fui curta). James Harden dominou completamente a arte de “sacar” a falta e, a este ritmo, acabará a ser a primeira super-estrela da NBA a acabar a carreira com mais lances livres marcados do que lançamentos de campo.

(Dados estatísticos via Basketball Reference.)


Afonso Mendonça

Desde cedo descobriu a sua paixão pela modalidade, começando a jogar basquetebol aos 9 anos para só parar 9 anos depois. Verdade seja dita, nunca foi muito bom. Tenta então agora compensar a sua carreira falhada a meter a bola no cesto ao meter artigos na net. Não é bem a mesma coisa mas promete deixar nas teclas do computador o mesmo empenho que outrora deixou em campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *