Hawks Mostram Força e Criam Alerta no Este

Os Atlanta Hawks estão de volta à sua melhor forma e, com isso, começam a mostrar que podem ser uma verdadeira ameaça na Conferência Este. Nesta madrugada, fizeram mais uma grande exibição, ao derrotar os Cleveland Cavaliers por 135-124, tornando-se apenas na segunda equipa a conseguir vencer os Cavs esta temporada. O destaque da noite foi Trae Young, que registou um impressionante duplo-duplo com 20 pontos e 22 assistências, demonstrando mais uma vez a sua visão de jogo e capacidade de liderança.

Um dos maiores ditados da NBA afirma que uma equipa só pode ir tão longe quanto o seu melhor jogador a levar. E, no caso dos Hawks, não há dúvidas de que a identidade da equipa reflete a de Trae Young: um jogador que privilegia o jogo coletivo e a distribuição da bola, mais do que os números individuais. E foi precisamente esta filosofia que deu frutos na vitória sobre os Cavs, com a equipa a registar um total de 39 assistências em 49 cestos convertidos. Este feito marca o 11º jogo consecutivo em que os Hawks alcançam pelo menos 25 assistências, um recorde na história da organização.

Este registo histórico é ainda mais impressionante se considerarmos que a última vez que os Hawks tinham conseguido uma série tão longa de jogos com 25 ou mais assistências remonta a 1961, na era de Bob Pettit e Lenny Wilkens. Para colocar isto em perspectiva, o pai de Trae Young, Rayford, nem sequer tinha nascido na altura.

Quando a bola circula de forma eficiente, o basquetebol atinge o melhor nível possível. E é exatamente isso que os Hawks têm feito, com um jogo fluido e bem trabalhado que resulta em opções de ataque mais inteligentes e eficazes. Esta forma de jogar tem sido recompensada com vitórias importantes, como a obtida contra os Cavs, que juntamente com a vitória sobre os Boston Celtics, torna os Hawks na única equipa, até agora, que foi capaz de derrotar estas duas potências da Conferência Este na atual temporada.

A equipa de Atlanta tem vindo a consolidar-se como um sério candidato aos playoffs, especialmente num Este que, apesar de competitivo, não parece ter equipas imbatíveis. A vitória sobre os Cavs, por exemplo, evidenciou a profundidade e o talento do plantel dos Hawks, que viu sete dos seus jogadores a terem um duplo dígito no número de pontos. De’Andre Hunter, que saltou do banco, foi o maior destaque da equipa, com 26 pontos, enquanto Jalen Johnson contribuiu com 22 pontos, 9 ressaltos e 7 assistências. Dyson Daniels, embora a sua eficácia nos lançamentos não tenha sido a melhor, fez-se notar pelo seu contributo defensivo já habitual.

Se os Hawks conseguirem manter esta consistência, a equipa tem tudo para se afirmar como uma das principais forças do Este, com um plantel jovem e cheio de potencial. A forma como estão a jogar e a evolução que têm demonstrado desde o início da temporada são sinais claros de que Atlanta não está para brincadeiras e que o futuro é promissor para esta equipa em ascensão.

Filipe Pereira

Alguém que é apaixonado pelo basquetebol e tudo aquilo que o envolve.

Deixe um comentário