Final Four Euroleague – Real Madrid vs Panathinaikos Athens – 2023/2024

Finalmente chegou o Final Four da Euroleague! De 24 a 26 de Maio, em Berlim, as 4 melhores equipas da Euroleague vão lutar pelo título e neste artigo uma pequena previsão do que esperar.

Real Madrid (1st) – (2nd) Panathinaikos Athens

Finalmente chegou a final e o título ou vai para Madrid pelo segundo ano consecutivo ou vai para Atenas depois do Panathinaikos ter ficado em 17º o ano passado na Euroleague e completamente revitalizado após um investimento milionário.

O jogo será certamente fantástico e apostar no vencedor numa situação de um jogo único é muito difícil visto a quantidade de variáveis que entram num jogo só decisivo.

Depois de eliminar o Olympiacos num primeira metade fantástica em que pareciam uma equipa de NBA, o Real Madrid tem o trabalho de eliminar outra equipa grega e apenas Gabi Deck não se encontra disponível.

O Panathinaikos eliminou o Fenerbahce com uma grande exibição de toda a equipa, mesmo com a defesa fantástica de Nick Calathes em Nunn e ganhar o título seria alcançar algo que se calhar nem seria o esperado para o projeto neste primeiro ano.

O Real Madrid pode não ter o melhor jogador em campo, sendo esse provavelmente Kendrick Nunn, mas tem uma máquina em campo. A forma como Musa, Hezonja, Campazzo, Llull, Rodriguéz, Poirier ou Tavares percebem-se e comunicam em campo é a melhor na Europa, isto em boa parte devido à continuidade da equipa e será difícil a defesa do Panathinaikos para Musa ou Hezonja que já tem muito mais experiência em grandes jogos que o ano passado. Para além disso, estes jogos mostram que as lendas, por muito que a idade pese, aparecem nestes jogos, basta ver o jogo do ano passado e a exibição de Chacho ou Llull.

Porém, como mencionado, o Panathinaikos tem talvez o melhor jogador em campo em Kendrick Nunn, que terá do outro lado um defesa não tão bom como Calathes e o parceiro de backcourt, Jerian Grant é dos melhores defesas de Euroleague, com Thomas Walkup, o melhor base defensor da liga. Para além disso, Sloukas e Hernangomez já se devem encontrar a 100% depois de terem sido poupados para realmente recuperarem. Se Lessort conseguir manter-se em campo e pressionar os dois big men, Poirier e Tavares e ter os mesmos 8 minutos de Kalaitzakis, os gregos estão bem posicionados para ganhar.

Finalmente, os dois treinadores são os vencedores das últimas 3 edições da Euroleague, Chus Mateo com o Real Madrid no ano passado e Ergin Ataman com o Anadolu Efes nos dois anos anteriores, o que dá mais uma dimensão muito interessante, em que parece que Ataman leva vantagem.

Em conclusão, a experiência e química do Real Madrid deve levar a melhor sobre os gregos do Panathinaikos mas é impossível prever um jogo assim como a final da Euroleague.

Previsão – Real Madrid ganha

Assiste a todos os jogos da NBA e da Liga Portuguesa de Basquetebol! Regista-te na Betclic com o promocode NBAPTBETS e ainda ganhas uma Aposta Sem Risco até 50€!

Regista-te AQUI com o promocode NBAPTBETS e assiste a todos os jogos!


Tomás Carneiro

Bem, música, cinema, basquetebol e cozinha são a minha vida. Melómano em que registo todos os álbuns que ouço, registo todos os filmes que vejo. https://rateyourmusic.com/~tomasmei - perfil do rateyourmusic https://letterboxd.com/tomasmcarneiro/ - Perfil do Letterboxd Em relação a basquetebol, sou fã do Toronto Raptors na NBA (cresci a ver vídeos do Vince Carter e sim, Lowry é o GROAT) e na Euroleague sou fã do Partizan (Punter continua onde deve). Sou fã principalmente de jogadores novos e dos talentos a crescerem.

Deixe um comentário