Em 2011- “Against all the odds”

No ano de 2011, os Dallas Mavericks conseguiram um feito histórico ao vencer o seu primeiro título na NBA, desde o início da existência da franquia, em 1980.

Mas o que nos chama mais a atenção foi a forma como o campeonato foi conquistado. Os Mavs não eram sequer considerados sérios candidatos a vencer a liga, com nomes como os La Lakers, bi campeões em título, e os próprios Miami Heat, que tinham em mãos um novo big three, eram aquelas equipas que todos achavam que iriam ter um encontro quase inevitável nas finais. Não foi assim que se sucedeu, pelo menos do lado Oeste.

  • 1º ronda: Os Mavs haviam terminado a fase regular no 3º posto, e defrontaram os 6º classificados Blazers. A série teve 6 jogos e terminou 4-2 para os Mavericks, com um registo imaculado em casa, só perdendo dois jogos em Portland;
Blazers bitter about first-round exit - Deseret News
  • 2º ronda: Chegava o confronto mais duro para a equipa de Dirk, os Lakers de Kobe Bryant, numa série que começaria em LA, por terem ficado à frente de Dallas.

Surpeendentemente, os Mavs batem os Lakers no seu próprio pavilhão nos dois primeiros jogos, deixando a série em claro desnível. Depois, foi só confirmar o que já parecia estar traçado, a passagem dos Mavs às finais do Oeste. A série terminaria 4-0, com Nowitzki em claro destaque, com média de quase 30 pontos na série.

Game 2: Lakers vs. Mavs – CBS Los Angeles
  • 3º ronda(West Finals): Mais um confronto duro de roer para os comandados por Rick Carslie- os Thunder de Westbrook, Harden e Durant, que naquela altura formavam um grupo bastante talentoso de jovens estrelas.

Nos dois primeiros jogos em Dallas, a série iria 1-1 para Oklahoma, mas depois os Mavs limparam os dois jogos seguidos fora e colocaram-se em excelente posição para confirmar a passagem às finais, com um triunfo que viria a acontecer no jogo 5, em Dallas, perante 22 mil espetadores na arena, que fizeram a festa. Dirk foi mais uma vez o grande impulsionador do jogo dos Mavs, e lider de pontuação, ajudado pelas enormes contribuições de Kidd, como organizador, e Terry como catch and shooter.

NBA Playoffs 2011: Dallas Mavericks vs. OKC Thunder Game 3 Report ...
  • NBA Finals: Nas finais, os Mavs encontraram os Miami Heat, que era considerada a melhor equipa da altura, com um big 3 composto por LBJ, Wade e Bosh.
  • Todos os analistas previam uma vitória de Miami nas finais, e o primeiro título de LeBron, após 7 anos à espera desse momento. Não foi isso, contudo, que se veio a suceder, com os Mavs a chocarem a liga e a conseguirem, depois de se verem a perder 1-2 a cmainho do jogo 4, vencer 3 jogos seguidos e arrecadarem o tão desejado primeiro anel na sua história. Dirk foi o MVP das finais, como aliás doutra forma não poderia ser, com performances de luxo noite após noite nesta fase final da temporada, em que o já veterano pareceu entrar em modo extreminador, marcando pontos atrás de pontos, com o seu estilo de “falso lento”, mas com uma técnica de jogo de pés e lançamento notáveis.
Tabela Online: NBA 2011 - Dallas Mavericks campeões com muita justiça!

Fica para a história a caminhada do conjunto texano, pela forma brilhante como nesta temporada conseguiram limpar todos os adversários, que diga-se, não eram nada fáceis, no caminho para as finais. Notou-se que esta equipa, apesar de não ser a mais dotada de estrelas, soube aproveitar e de que maneira os seus pontos fortes, e aliar a liderança de Dirk e J.Kidd, jogadores mais experientes, ao restante núcleo de jogadores que compunha o roster, de forma a potenciar ao máximo o jogo coletivo da equipa.

João Pinto

Estudante de Direito- Universidade Católica Portuguesa/ Apaixonado pelo desporto e pela melhor liga do mundo/ Fã dos Boston Celtics desde 2009, desde que um certo trio andou por lá a provocar estragos

Deixe uma resposta