Equipa da década da Euroleague – Luka Doncic

Nenhum jogador conseguiu tanto em tão pouco tempo, e em tão jovem idade quanto o novo membro da equipa All-Decade 2010-20 da EuroLeague, Luka Doncic. Em apenas três temporadas na EuroLeague, com o Real Madrid, Doncic dominou a competição como poucos jogadores já fizeram. A sua classificação média de índice de desempenho para a temporada 2017-18, foi de 21.6, ocupa o 10º lugar na década de 2010 e Doncic tinha apenas 18 anos quando o fez.

“Jogámos como equipa durante toda a temporada, mesmo quando tivemos muitas lesões e muitos problemas por causa disso. No final, jogamos juntos, como equipa, e essa foi uma das chaves para vencer”, disse Doncic após vencer o título da EuroLeague, em Maio de 2018.

“Todo o mundo me pergunta se eu sinto pressão, mas digo ‘Não, é apenas um jogo’. É apenas um jogo de basquetebol. Como eu disse, nasci para jogar e adoro jogar. Adoro o desporto e não há pressão quando se faz o que ama “, disse Doncic ao EuroLeague.net no início da temporada. .

Doncic tinha 16 anos quando se estreou na EuroLeague com o Real Madrid na temporada 2015-16. Já mostrava pistas do seu potencial, conseguindo 12 pontos contra o CSKA de Moscovo e atingindo 10 com 6 ressaltos num jogo de playoff contra o Fenerbahce Istanbul. Um ano depois, Doncic foi escolhido por unanimidade como o EuroLeague Rising Star 2016-17 pelos treinadores da competição. Teve médias de 7,8 pontos, 4,5 rebotes e 4,2 assistências em 35 jogos. Quando o MVP da EuroLeague de 2016-17, Sergio Llull, sofre uma lesão no joelho, Doncic entrou para o seu lugar e dominou como nenhum outro adolescente na história do basquetebol Europeu. Doncic levou o Real ao título da EuroLeague 2017-18, ganhando o Rising Star, EuroLeague MVP e Final Four MVP naquela temporada para se estabelecer como um jogador único na sua geração.

Apenas três jogadores – Anthony Parker, do Maccabi Tel Aviv, nas temporadas 2003-04 e 2004-05, Dejan Bodiroga, do Panathinaikos Athens em 2001-02 e Nando De Colo, do CSKA Moscovo em 2015-16 – já conquistaram o título da EuroLeague com maior média de PIR que Doncic. Todos eles tinham 28 anos de idade ou mais na época. Doncic tinha apenas 18 anos! Doncic marcou pelo menos 27 pontos em três de seus quatro primeiros jogos na temporada 2017-18 e na EuroLeague teve 33 pontos na jornada 11, fora contra o Olympiacos Pireu.

Uma semana depois, no El Clasico contra o FC Barcelona, ​​Doncic garantia que iria ser notado. Os seus números – 16 pontos, 6 ressaltos e 7 assistências – foram bastante comuns para Doncic, mas estes destaques levaram à conversa em torno do talento adolescente a novos patamares. Ele terminou o terceiro quarto com um buzzer beater de três pontos de quase todo o campo antes de iluminar o WiZink Center com seu sorriso.

Doncic deu os últimos retoques no jogo no final do último quarto, passando duas vezes pelo extremo do Barcelona, ​​Victor Claver, antes de “quebrar os tornozelos” deste último e, em seguida, preparar Felipe Reyes para uma marcação fácil. O comboio Doncic não voltou a desacelerar.

Deixe uma resposta