E se o MVP fosse decidido pelo VORP de cada jogador?
O VORP é uma estatística avançada de cada jogador que significa Value over replacement. Como é o VORP calculado perguntam vocês?
O VORP converte a taxa do Box Plus-Minus (BPM) e estima a contribuição que cada jogador individual à sua equipa. Esta medição é feita em comparação com o “valor teórico” que um jogador que entra então no “replacement” traria à equipa. Este jogador de “replacement” é definido como um jogador de salário mínimo ou então um jogador fora da rotação normal da equipa. O VORP tem ainda em consideração as várias estatísticas que o jogador apresenta.
O VORP é assim uma ferramenta importante quando estamos a tentar escolher o MVP. Desde 2004 o VORP tem tido cada vez mais peso na escolha do MVP.
Falhas que apresenta
- Vem directamente da BPM o que prejudica os Bases e os jogadores com maior capacidade defensiva;
- Não tem em conta o eye-test, ou seja, aquilo que atrai os fãs da NBA em geral;
- Não tem em conta as melhorias das equipas de um ano para o outro com a chegada desse jogador à nova equipa, ou seja, o quão melhor ficou essa equipa em relação ao ano anterior (exemplo: Phoenix Suns antes e depois de Charles Barkley);
- Não tem em conta o recorde da equipa
Tabela VORP vs MVP desde 1999-2000
Desde de 2000 11 em cada 20 jogadores com maior VORP ganharam o MVP fazendo um total de 55%. De todos os jogadores Lebron James era o que mais beneficiaria ao longo destes 20 anos caso o MVP fosse escolhido pelo VORP.
Steve Nash tem o pior VORP de uma época de MVP e LBJ tem a melhor época de VORP sem MVP. Em geral Westbrook teve a melhor época VORP/MVP.
A imagem dos últimos 20 anos pelo VORP:
- Lebron James 9 MVP
- Kevin Garnett 3 MVP
- Steph Curry 2 MVP
- Shaq, Duncan, Harden , Westbrook e Francis 1 MVP
- Iverson e Giannis 0 MVP
Este resultado mostra que nos 17 anos que está na liga Lebron James foi o mais valioso da NBA durante 9 anos o que mostra o domínio de LBJ durante estes anos.