Corrida para MVP entre 3 nomes!

A luta pelo troféu de jogador mais valioso está cada vez a ficar mais renhida, consegues adivinhar os três jogadores mais mencionados para conquistar o título?

Há uns tempos havia um nome que se destacava de todos para vencer o prémio de MVP: Steph Curry. Apesar de já ter ganho o prémio por duas vezes, as suas performances e conquistas com a equipa têm sido impressionantes. No entanto, o sucesso, ultimamente, dissipou-se um pouco, em virtude das recentes derrotas e de umas noites menos boas para Curry…

Assim, as bases analíticas apontam três favoritos para este prémio: em primeiro lugar, mantém-se Curry com uma probabilidade de 22.9%, seguido por Giannis com 22.6% e finalmente Jokic com 22.5%. Como podem ver, apenas 0.4 pontos percentuais afastam estes jogadores.

A luta está muito renhida e, neste momento, Curry tem uma pequena vantagem, mas analisemos as estatísticas:

Steph Curry regista uma média de 27 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências e 2 roubos de bola por jogo enquanto lança 43% de triplo, 93% de lance-livre. Para além disso conduz a sua equipa para o 2º lugar do Oeste com 21 vitórias e 5 derrotas.

Por outro lado, Giannis regista 28 pontos, 12 ressaltos, 6 assistências e 2 abafos por jogo, com um PER (Player Efficiency Rating) de 31.2. O capitão dos Bucks, após um mau começo, lidera a equipa para o segundo lugar do Este com 17 vitórias e 10 derrotas.

Por último, Nikola Jokic regista 27 pontos, 14 ressaltos, 7 assistências e 1 roubo de bola com um eficácia de lançamento de 58.2% e um PER de 33.9. O grande problema da sua campanha é a classificação dos Nuggets. Atualmente encontram-se em 7º lugar no Oeste com 13 vitórias e 13 derrotas.

De facto, importa relembrar que o MVP é um prémio que mede a importância do jogador tanto a nível de performance individual mas também a nível coletivo, conseguindo carregar a equipa para um bom resultado. Isto significa que se Jokic não conseguir empurrar mais para cima a classificação dos Nuggets, é improvável que ganhe o prémio.

Quem será que emerge vitorioso? Teremos uma candidato surpresa? É esperar para ver.

João Araújo Correia

Licenciado em Direito, 23 anos e sou fã incondicional dos Clippers desde a era da Lob-City. Desde pequeno que adoro basquetebol, tanto de ver como jogar! Apesar do Patrick Beverly estar enganado quanto aos próximos 5 anos serem dos Clippers, espero que seja, pelo menos, 1!

Deixe uma resposta