Continuidade será o melhor?
Depois de um início desastroso (2-10) no ano passado, levou tempo e transferências importantes para os Lakers mudaram a dinâmica da sua temporada. Agora que Los Angeles tem um plantel sólido, com o qual a equipa californiana chegou às finais da conferência, será colocada à prova na free agency.
Dos sete jogadores que começaram nos playoffs, apenas dois estão oficialmente sob contrato, LeBron James e Anthony Davis. O front office prepara-se para um verão agitado, durante o qual uma parte significativa do seu grupo se encontra no mercado. Parecem, apesar de tudo, determinados a apostar na continuidade.
“Queremos fazer o nosso melhor para manter este núcleo de jogadores e fortalecer-nos, para não apenas voltar ao nosso nível do ano passado, mas também dar o próximo passo e chegar às finais. NBA” , garantiu Rob Pelinka , o GM da franquia.
Os Lakers e os muitos agentes livres
D’Angelo Russell e Dennis Schröder estarão livres, a partir de sábado, para partirem para o destino que quiserem. Os bases, que têm o quarto e o quinto maior tempo de jogo na temporada de playoffs dos Lakers, são agentes livres irrestritos. O mesmo vale para Lonnie Walker IV, que às vezes impressionou.
Os casos de Austin Reaves e Rui Hachimura são ligeiramente diferentes. A equipa decidiu na terça-feira manter as suas “ofertas de qualificação” para torná-los agentes livres restritos. Esta operação tão esperada permitirá que Los Angeles iguale as ofertas dos seus concorrentes durante o verão.
Apesar desta segurança, não há garantia de que possam mantê-los. Várias equipas parecem prontas para atacar Reaves, o terceiro marcador da equipa nos playoffs, atrás de LeBron James e Anthony Davis.
“As equipas vão ser agressivas”, analisou Pelinka. “ Há um certo equilíbrio na liga agora, e todos sentem a oportunidade de procurar um título, mas faremos o possível para permanecer no pelotão ou à frente dele.”
Seis jogadores contratados e decisões a serem tomadas rapidamente
Além das duas estrelas, Jarred Vanderbilt já tem lugar garantido no plantel. De acordo com a ESPN, os Lakers pretendem exercer a sua opção de 4,7 milhões para a temporada 2023-24. Também poderão contar com Max Christie (20), a sua segunda escolha em 2022, assim como os dois rookies, Jalen Hood-Schifino e Maxwell Lewis.
Nas próximas horas, os campeões de 2020 terão de decidir sobre Mo Bamba, cujo salário de 10,3 milhões não está garantido, assim como Malik Beasley, que tem opção de equipa em 16,5 milhões. O resto da equipa será composta por elementos encontrados no mercado. Não são esperadas grandes mudanças, mas surpresas nunca são descartadas em Los Angeles.
“Acho que acreditamos na eficácia deste grupo e vimos defensivamente o que conseguimos fazer para terminar a temporada. Acho que a defesa e os ressaltos ganham títulos… Queremos aproveitar isso” , disse Rob Pelinka.