Conseguirão os “Splash Brothers” travar Doncic?

Chegamos às finais da conferência Oeste, os Golden State Warriors, que até agora têm tido um percurso relativamente tranquilo, defrontam os Mavericks, que surpreendentemente eliminaram os favoritos Phoenix Suns. Mas conseguirão voltar a causar surpresa e chegar às finais?

Os Warriors são talvez os principais candidatos ao título. Após duas temporadas de ausência nos playoffs, a equipa de San Francisco volta em máxima força. Os “Splash Brothers” Steph Curry, Draymond Green e o regressado Klay Thompson contaram ainda com um inspiradíssimo Jordan Poole para chegarem a esta fase da temporada. Uma equipa experiente, com algumas peças mais jovens e irreverentes, como Wiggins e Jonathan Kuminga.

O jogo defensivo dos Warriors tem sido exemplar nestes playoffs, especialmente no que toca ao jogo interior (muito por culpa de Draymond Green e Kevon Looney), mas será que os jogadores mais exteriores conseguirão parar o fenómeno Doncic?

E começamos precisamente pelo esloveno, que com 31 pontos, 6 assistências e 10 ressaltos por jogo nestes playoffs, promete ser uma dor de cabeça para a equipa californiana. Aliam-se ainda Jalen Brunson, que tem tido um rendimento notável ao longo da temporada, e um Spencer Dinwiddie que tem tido um papel fundamental saído do banco. Dwight Powell e Finney-Smith são os titulares no “garrafão” defensivo dos Mavs.

Tem tudo para ser uma série muito boa, até porque as duas equipas apostam muito num jogo ofensivo mais “moderno”, virado para o lançamento exterior, e ambas possuem elementos defensivos interessantes. No caso dos Mavericks, Jalen Brunson poderá ser uma dor de cabeça para Steph Curry.

No entanto a profundidade e experiência do plantel dos Warriors é a principal diferença, e poderá ser o fator-chave para a decisão de quem avança para as finais da NBA. Será preciso um Luka Doncic inspiradíssimo, e uma defesa interior muito consistente dos texanos para conseguir causar uma surpresa.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe um comentário