Conseguirão os Nuggets parar o show dos Lakers?

Os Denver Nuggets surpreenderam mais uma vez após virarem a eliminatória com os Clippers de 1-3 para 4-3. A equipa do Colorado tem agora pela frente a outra equipa de Los Angeles, os Lakers.

Na luta pelo quarto anel, Lebron James e companhia têm estado em grande nestes playoffs, perdendo apenas duas vezes. O seu adversário levou ambas as séries a jogo 7, depois de estarem a perder por 3-1 nas duas eliminatórias.

Mas serão os Denver Nuggets capazes de bater os Lakers e alcançar as finais da NBA?

Confronto Direto

Vamos começar pelo confronto direto. Das três vezes que se enfrentaram esta época, a vitória sorriu à equipa californiana todas essas vezes. 120-116, 105-96 e já na bolha, 124-121. Há que ter em conta que neste último jogo os Nuggets jogavam sem as suas principais estrelas, enquanto os Lakers o fizeram, vencendo o jogo devido a um triplo de Kyle Kuzma no segundo final.

Qualidade individual

Mas continuando a análise. Os Lakers são bastante dependentes das suas duas superestrelas, LeBron James e Anthony Davis, no entanto os Nuggets conseguem ser uma equipa mais completa que os Purple And Gold.

Isto quer dizer que, enquanto Nikola Jokic e Jamal Murray sejam os alvos dos Lakers na defesa, vão abrir espaço para outros jogadores, como Michael Porter Jr e Jerami Grant.

Grant é um excelente “role player” cumprindo os seus deveres em ambos os lados do campo, o jogador defende bem e tem um bom lançamento exterior. Porter Jr tem sido uma das surpresas da “bolha”, o jovem já demonstrou merecer o espaço que lhe é dado nos Nuggets.

Por outro lado, os Lakers terão de contar com muita inspiração por parte dos seus outros jogadores para passarem esta fase. É aqui que podem surgir jogadores como Rajon Rondo, que tem estado em grande nos playoffs, ou Kyle Kuzma.

Estatística

Os Nuggets são letais da linha de 3 pontos, apesar de grande parte dos jogadores serem considerados “big mans”, a equipa ocupa a segunda posição no número de triplos marcados, e também na eficácia em triplos nos playoffs.

Do outro lado os Lakers ocupam a primeira posição em eficácia nos playoffs, assim como nos blocos por jogo. A equipa de Los Angeles ainda ocupa a terceira posição de mais pontos marcados nos playoffs.

O que é preciso?

Os Lakers vêm de uma eliminatória frente aos Houston Rockets, onde marcaram grande parte dos seus pontos junto à tabela. No entanto essa missão não será tão fácil contra os “gigantes” do plantel dos Nuggets. Se os Lakers querem avançar, a eficácia de lançamentos mais longe do aro será essencial.

Acrescentar ainda que os Lakers nunca poderão “adormecer”, pois estes Nuggets já mostraram que não baixam a cabeça, mesmo que todos os fatores apontem para essa opção.

Falando agora do que será necessário aos Nuggets. Defesa, principalmente dentro do garrafão, pois Anthony Davis e Lebron são dois dos jogadores mais dominantes da liga, e não têm medo de quem lhes faça frente. A equipa do Colorado terá de melhorar a defesa, e continuar com a eficácia que tem vindo a demonstrar.

Outros fatores

Fadiga- Os Nuggets chegam de 3 jogos consecutivos em que era “ganhar ou ir para casa”, e isso pode ter acumulado alguma fadiga nos comandados de Mike Malone.

Iniciar bem a eliminatória- Ao contrário de contra Clippers e Jazz, desta vez os Nuggets não podem começar a eliminatória com o pé esquerdo. Pois o sucedido nas séries anteriores, pode não acontecer frente aos Lakers.

Estes foram alguns pontos que eu acho que serão cruciais durante esta eliminatória. Quem vai garantir vaga nas finais?

Vasco Oliveira

Fã dos San Antonio Spurs com 17 anos, deve ser algo inédito nesta liga das modas.

Deixe uma resposta