Como a rivalidade de Magic Johnson e Larry Bird mudou a NBA

E se uma rivalidade entre dois jogadores significasse muito mais que isso? É exatamente disso que iremos falar hoje evocando dois dos maiores nomes da história da NBA.

Larry Bird e Magic Johnson, se pensa que a sua rivalidade começou quando representavam respetivamente Celtics e Lakers, está muito enaganado. Quando ambos estavam apenas na universidade, a sua rivalidade já batia recordes.

Magic Johnson representava Michingan State, enquanto Bird jogava pelos Indiana State. Na final da NCAA de 1979, que opunha as duas equipas, foi batido o record de visualizações de um jogo da NCAA. A vitória sorriu aos Michingan de Magic Johson que somou 24 pontos.

Se esta rivalidade já se acentuava, pior ainda ficou quando em 1980 Magic Johnson venceu o seu primeiro campeonato, na sua temporada de rookie. Os celtics de Bird tinham caído perante os 76ers, que viriam a ser derrotados por Johnson, que venceu o prémio de MVP das finais.

No ano seguinte foi a vez dos Celtics vencerem o campeonato, após vitória por 4-2 frente aos Houston Rockets. No entanto Larry Bird não fez uma grande prestação, não atingindo o prémio de finals MVP. Ambos os jogadores já tinham um campeonato.

Em 1982 a sorte sorriu novamente aos Lakers de Johnson, que com a preciosa ajuda de Kareem Abdul- Jabaar, venceram novamente os 76ers nas finais.

Em 1983, os mesmos 76ers finalmente se viram livres dos Lakers, com um “swept” de 4-0 frente a Johnson. O último título da franquia até a data.

Mas vamos ao que interessa. Em 1984 finalmente tínhamos uma final que colocava frente a frente Bird e Johnson.

Numa série emocionante, os Celtics venceram ao fim de 7 jogos, com Larry Bird a arrecadar o seu primeiro “Finals MVP” da carreira.

Em 1985 a história foi outra, com os Lakers a vencerem os Celtics em 6 jogos. O MVP das finais foi para Kareem.

Em 1986, Boston venceu o campeonato, frente aos Rockets que haviam mandado os Lakers para casa. Mas em 1987, novamente Celtics e Lakers frente a frente, com o campeonato a seguir mais uma vez para Los Angeles.

Foi muito mais que uma rivalidade, ambos os jogadores dividiam um país. Ambos fizeram com que a NBA começasse a ser transmitida nacionalmente. Foi graças a esta rivalidade que a NBA é o que é hoje em dia, e se tem dúvidas disso…

Ambos fizeram parte da “Dream Team” de 1992, que impulsionou a NBA para o mundo. Naquela que alem de rivalidade, também foi uma das amizades mais bonitas do basquetebol.

Terminaram a carreira com um total de 8 mvps (3 para cada) , assim como 8 campeonatos (5 para Johson, 3 para Bird). Entre outros prémios.

Vasco Oliveira

Fã dos San Antonio Spurs com 17 anos, deve ser algo inédito nesta liga das modas.

Deixe uma resposta