Chegar, ver e vencer: Wembanyama é “rookie” do ano na NBA

Victor Wembanyama venceu o prémio de rookie do ano. O jogador francês de 20 anos, que foi primeira escolha no draft de 2023, foi o eleito para o prémio que distingue o melhor estreante da liga, tendo vencido unanimemente, reunindo todos os 99 votos de primeiro lugar.

Wembanyama entrou na NBA com a fasquia elevada, sendo cotado por muitos como uma das maiores promessas de todos os tempos, talvez a mais mediática desde Lebron James, em 2003. O gaulês foi escolhido pelos San Antonio Spurs, que apesar de não terem tido uma temporada brilhante, têm motivos para acreditar num futuro risonho aos braços do gigante francês.

Em época de estreia, “Wemby” teve médias de 21.4 pontos, 10.6 ressaltos e 3.9 assistências por jogo, com especial destaque para os 3.6 desarmes de lançamento por partida, sendo o líder da liga nesta categoria. O jogador amealhou um total de 254 “abafos”, sendo o primeiro rookie em mais de 30 anos a conseguir liderar a liga na estatística. Tornou-se também no primeiro jogador da história a ter uma temporada com pelo menos 1500 pontos, 700 ressaltos, 250 assistências, 250 desarmes de lançamento e 100 triplos convertidas na mesma época.

Victor entrou na liga e rapidamente se assumiu como um dos melhores defensores do campeonato, sendo que está entre os candidatos para “Defensive Player of The Year”, prémio que certamente irá levar para casa algumas vezes ao longo da sua carreira (o vencedor é anunciado esta noite). A nível ofensivo, o gaulês liderou os Spurs em ponto por jogo e demonstrou que pode marcar de todas as formas e feitios, seja com lançamentos de três pontos ou finalizações fáceis para a sua altura.

Entre as suas várias exibições impressionantes, Wembanyama registou um jogo 5×5, algo que não acontecia na NBA desde 2019 e que apenas acontecera 22 duas vezes na história da liga, também conseguiu dois triplos-duplos, um deles com 10 blocos e um jogo com 40 pontos e 20 ressaltos. O atleta de 2,24 metros promete bater vários recordes e registar folhas estatísticas únicas nunca antes vistas na NBA,

Na próxima temporada, não é esperado que os Spurs façam um grande investimento para rodear o diamante francês de jogadores mais experientes e notados, mas já se começam a falar que vários jogadores podem estar interessados em ir para San Antonio jogar juntamente com o fenómeno. O projeto dos texanos, baseado no núcleo jovem da equipa, vai-se mantendo como um dos mais promissores da liga, sendo que o próximo ano ainda não deve conter uma abordagem totalmente competitiva. Pelas mãos de Gregg Popovich, o conjunto dos “Silver & Black” vai-se consolidando para tentar voltar à rota dos títulos durante os próximos anos.

A nível de evolução individual, é esperado que o francês se continue a afirmar como uma das caras da liga para os próximos anos, enquanto pode ambicionar uma chamada ao All Star Game ou uma presença numa All NBA Team. Antes do arranque da próxima época, o jogador ainda marcará presença nos Jogos Olímpicos de Paris, representando a equipa anfitriã, que ambiciona uma boa classificação na edição deste ano.

Para quem não quer esperar pelo Verão, a NBA disponibilizou uma versão de duas horas dos melhores momentos de Wembanyama no seu primeiro ano na liga.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe um comentário