Chamberlain vs Ali, a história de um combate
Muitos jogadores da NBA afirmam a importância de Muhammad Ali, da sua carreira e as suas lutas, no seu próprio desejo de se tornar o melhor. James LeBron e muitos outros eram grandes fãs da lenda do boxe, e do desporto, que morreu em 2016. Ali provavelmente estaria na linha de frente das causas de hoje, dada a situação nos Estados Unidos.
Outros grandes nomes do basquetebol estiveram em contacto direto com “The Greatest” quando estava no seu auge. Wilt Chamberlain, no seu tempo era considerado o jogador de basquetebol mais dominante até ao momento, até tem uma história bastante incrível em relação a Ali.
Em 1971, pouco antes do lendário campeão de pesos pesados ser derrotado pelo seu eterno rival Joe Frazier, Chamberlain e a sua comitiva tentaram organizar uma luta oficial de boxe contra o ícone. E Ali respondeu favoravelmente!
Depois de algumas negociações em torno da promessa de um enorme pagamento que Ali precisava após a sua suspensão por se recusar a participar na Guerra do Vietname, e apesar de tudo a diferença de 25 centímetros entre os dois (1,91 metros contra 2,16 metros), uma data já havia sido definida, 26 de julho de 1971.
Só depois de um momento conjunto num programa de televisão onde Muhammad Ali nunca parou de falar mal do poste dos Lakers, então com 35 anos, seguiu-se uma conferência de imprensa de cancelamento, que este último cancelou a luta.
Ali conseguiu incutir medo no gigante, a quem nunca saberemos se ele poderia ter evitado a humilhação contra aquele que é frequentemente considerado o maior lutador de boxe de todos os tempos.