Campazzo explica como Nikola Jokic trabalha
Existem dois factos rápidos que saltam à vista ao ver Nikola Jokic em campo. A primeira é que ele é um génio do basquetebol e isso é irrefutável. A segunda diz respeito ao seu… corpo. Ele não se encaixa no típico jogador da NBA, em termos físicos. Ele é alto, mas não salta muito alto e os músculos não são tão definidos quanto alguns dos seus companheiros. O erro seria então pensar que ele não é muito atlético ou não tem uma certa condição física. Grande erro. Os defensores dos Los Angeles Lakers que não pararam de persegui-lo ou de sofrer com a sua força podem confirmar isto.
O poste sérvio na verdade tem um físico um tanto atípico no universo da NBA, mas está claramente na forma da sua vida. É impossível resumir apenas ao seu talento e às suas facilidades, como a sua leitura de jogo, isto é o que vamos primeiro. Mas é muito trabalho. Como todos os grandes campeões, são horas e horas de trabalho, como conta Facundo Campazzo.
“O que ele está a fazer agora é extremamente difícil. Ele já fez isto três anos atrás, dois anos atrás. Mas manter este nível é realmente difícil. Eu sei o quanto ele trabalha. Ele está no ginásio depois de cada jogo. Depois de cada jogo! Se ele jogou 30 ou 38 minutos, não importa, ele vai para o ginásio após cada partida às 21h, 22h. Ele não se importa. Ele vive no corredor. Ele é o primeiro a chegar ao treino e o último a sair.”
Não é surpreendente por si só, mas é um aspecto da personalidade de Nikola Jokic que ainda não foi muito destacado. Mais uma vez, no final, o que não deve ser esquecido é que por detrás dos melhores jogadores deste mundo, existem acima de tudo monstros trabalhadores. Não existe teorias, não existe fórmula secreta, mas antes muito treino.