Allen Iverson, rei dos momentos para a história

Allen Iverson foi um dos jogadores que mais marcou o início do novo milénio.

A febre de “AI” chegou a todos os cantos do globo, pela paixão e talento que emergiam naquele jovem com “rastas” e “tatoos”. O seu impacto na NBA foi inigualável, na sua posição e da forma como encarava o jogo.

Com Iverson ao leme, os Philadelphia 76ers chegaram uma final no início do século, frente aos Los Angeles Lakers, mas sairiam derrotados na série, não conseguindo trazer para casa o tão desejado anel, conquistado pela última vez em 1983.

Top 30 celebrities Chinese tattoos and their meanings (pictures and  explain) – Chinese Tattoo Tips

Apesar do destaque pelos bons motivos, nem tudo foi um mar de rosas na carreira de “AI”, sendo muitas as polémicas e confusões em que esteve envolvido num curto espaço de anos. Recorde-se, ao demais, que Iverson já havia cumprido pena de prisão num estabelecimento prisional mesmo antes de pisar um jogo da NBA, tendo sido condenado como consequência de uma rixa de rua em que esteve envolvido.

Toda uma história de superação trouxe AI ao “stage” da NBA, onde ainda hoje deixa saudades.

Na sua carreira, o destaque principal vai para o período em que representou Philadelphia, dentro e fora das quatro linhas. Iverson náo tinha medo de impor a sua forma de ser, mesmo que isso pudesse doer a muita gente.

O seu feitio acabaria por resultar numa redução dos interesses das equipas a partir de uma certa altura. Com a saída turbulenta de Philapelphia, foi para Denver onde ainda jogou ao mais alto nível. Duas épocas depois, estava na porta de saída. Depois disso ainda representou, no espaço de 2 anos, os Pistons, Grizzlies, novamente os seus 76ers e, por fim, uma viagem transatlantica para vestir as cores do Besiktas, da Turquia.

Deixamos as 10 melhores jogadas da sua carreira, para que nunca te esqueças quem foi Allen Iverson!

João Pinto

Licenciado em Direito- Universidade Católica Portuguesa; Apaixonado pelo desporto e pela melhor liga do mundo; Fã dos Boston Celtics desde o título de 2008, quando uma equipa começou a dizer "Ubuntu" aos 3...

Deixe uma resposta