Ainda é cedo para dizer que Curry é top-5 da História!?

Começam a faltar palavras para descrever um tal de Wardell Stephen Curry II,a prestação no primeiro jogo da Emirates NBA Cup contra os Dallas Mavericks foi mais uma ode ao basquetebol, 37 pontos, 9 assistências e 6 ressaltos para decidir o jogo e mostrar quem é o melhor “Splash brother”. E volto a fazer a pergunta, já é cedo para o colocar no top-5 da história da NBA ou ainda falta algo mais?

Podemos colocar 3 jogadores que são “unanimidade”, a posição em que os colocam varia, mas pelo menos existe um acordo que Michael Jordan, LeBron James e Kareem Abdul-Jabbar são os 3 melhores jogadores da história da liga. Depois começa a ser mais disputado e talvez Stephen Curry tenha um caso forte a ser tomado em consideração.

Impacto revolucionário no jogo

A história da NBA não pode ser contada sem Stephen Curry,e na verdade,terá de ser contada com “pré-Curry” e “pós-Curry”,porque o impacto foi muito para além da sua própria equipa,mudou toda uma maneira de se jogar basquetebol,não só na NBA mas no mundo.

Com uma estatura mediana e sem nenhuma dádiva física que fizesse a diferença,o jogo dele baseou-se em arremessos,principalmente de 3 pontos,e ele por sorte era muito bom nisso.

O arremesso de 3 pontos antes da popularização,era uma jogada desencorajada por ter uma taxa de acerto menor,é algo lógico,é mais difícil acertar uma bola de longe do que de perto. Sempre existiram alguns “especialistas de 3 pontos” mas resumiam-se a jogadores que ficavam no canto à espera da bola para a lançar,nunca foram o foco do ataque de uma equipa ou tinham a chance de orquestrar o mesmo.

Os Golden State Warriors do meio da década de 2010`s,liderados por Curry trouxeram uma maneira diferente de se jogar basquetebol, uma combinação de fatores que resultou em perfeição, Curry, o melhor arremessador de 3 pontos da história, Klay Thompson,top-5 arremessador de 3 pontos da história e o treinador Steve Kerr, um especialista de 3 pontos dos anos 90.

Com o lema de que “3 é maior que 2”,foi criado todo um plano de ataque baseado nas bolas de 3 pontos,com Curry como a personificação do mesmo.

Mesmo com uma certa relutância do universo da NBA,tiveram que se render ao estilo de jogo visto os frutos,hoje em dia todas as equipas tentam mimicar o basquetebol praticado pelos Golden State,e a habilidade de arremesso de 3 pontos virou fator importantíssimo quando as equipas tentam escolher algum jogador.

Palmarés invejável

Se mudar a história do jogo não fosse suficiente,o seu palmarés dá uma ajuda na discussão,a seu favor.

São 4 anéis de campeão,2 MVPs (o primeiro e único unânime),1 MVP das finais,10x All-Star, 10x All-NBA,2 “Scoring champs” e faz parte da equipa dos 75 melhores da NBA, tudo isto ainda com lenha para queimar.

Estando taco a taco com Magic Johnson,Kobe Bryant e Tim Duncan que normalmente terminam os top 5 da maioria.

O príncipe que destronou o “King”

Se o LeBron James está na disputa de “GOAT”,é relevante lembrar que Curry tem um recorde positivo contra ele,foram 52 jogos e 29-23 para o base dos Warriors,4 finais disputadas e 3 anéis para o baixinho.

Curry também leva a melhor sob Kevin Durant,James Harden,Luka Doncic,Damian Lillard,Nikola Jokic e Russell Westbrook nos play-offs.

Foi o predador num dos períodos mais competitivos da liga,e no futuro poderão surgir dúvidas de quem realmente foi a Era.

Quem viu, viu…

Melhor do que estatísticas e análises, é apenas ligar a TV e assistir como ele trata da bola, Curry revolucionou com os arremessos de 3 pontos mas o seu jogo ia para além disso, dribles sensacionais, passes de outro mundo, um prato cheio para quem é fã de basquetebol. Não é possível vê-lo jogar e não ficar estupefacto e contam-se pelos dedos duma mão jogadores que que tenham apresentado um jogo tão vistoso e que acima de tudo era vitorioso.

Parece que ele descobriu a forma certa de se jogar e nós temos o privilégio de o poder assistir,o jogo é jogado no ritmo dele e a bola cai na cesta quando ele quiser,sem tocar na rede para não estragar a pintura.

Stephen Curry já é top-5 da história,o resto são formalidades ,aproveitem enquanto podem.   

Deixe um comentário