Adam Silver vai propor regresso com 22 equipas

De acordo com Shams Charania no site The Athletic, na reunião agendada para amanhã entre Adam Silver e a Board of Governors da NBA, deverá ser proposto o modelo de 22 equipas no regresso da época.

A NBA tem estudado a possibilidade de do regresso da Liga com 16, 20, 22 e 30 equipas desde a semana passada, tendo o formato de 22 equipas ganho mais adeptos. Embora Chicago Bulls e Atlanta Hawks tenham manifestado que queriam jogar ainda esta época de forma a que os seus jovens ganhem mais experiência de jogo, este formato de 22 iria colocá-los de fora.

Segundo Charania, as equipas que iria, regressar seriam aquelas que estavam a menos de 6 jogos do 8º lugar, sendo elas os Trail Blazers, Pelicans, Kings, Spurs, Suns e Wizards. O pretendido seria colocar as 22 equipas a fazer 8 jogos cada da fase regular (segundo Adrian Wojnarowski), sendo depois feito um mini torneio de Play In.

Charania indica que o formato do Play In seria:

  • Se o 9º classificado estiver a mais de 4 jogos atrás do 8º, o 8º automaticamente conquista o lugar do playoff.
  • Se o 9º classificado estiver a menos de 4 jogos do 8º, seria feita uma eliminatória entre eles para o último lugar no Playoff. A eliminatória poderia ser à melhor de 3, sendo que o 8º classificado começaria já com vantagem de 1-0.

Atualmente, os Grizzlies têm uma vantagem de 3.5 jogos sobre Portland, Pelicans e Sacramento, enquanto os Spurs estão a 4 jogos e os Suns a 6 jogos. No Este, os Magic têm uma vantagem e 5.5 jogos sobre os Wizards, pelo que a equipa de Washington teria de vencer alguns jogos para conseguir forçar o Play In.

Para além de dar uma chance das equipas lutarem ainda pelos playoffs, irá também ajudar a NBA financeiramente visto a maioria das equipas chegar aos 70 jogos neste formato, que é o contratualizado com várias cadeias televisivas regionais.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

Deixe uma resposta