A troca que os Lakers deviam ter feito…

Neste momento os Lakers atravessam um mau bocado, e ao que parece escolher Westbrook não foi uma boa aposta. Mas os Lakers tinham alternativas? Sim, e esta alternativa garantiria, discutivelmente, o melhor roster da liga.

Já analisámos como Westbrook não tem sido o que os Lakers esperavam. Aliás, foi um risco que a organização tomou, e mesmo muitos duvidavam. Na verdade, só o tempo dirá porque estamos ainda no início da época, mas não são muitas as pessoas que acreditam neste plantel.

E se eu vos dissesse que a razão para os Lakers não terem o melhor plantel da liga é… Talen Horton-Tucker. Acreditavam? Provavelmente não. O base, que está apenas no seu segundo ano e não é propriamente “vistoso”, foi a razão que impediu uma troca que podia ter mudado completamente o rumo da época para os Lakers. Vejamos:

Como se devem lembrar, já era sabido que a época passada era a última de Kyle Lowry nos Toronto Raptors. E todos pensavam que ia terminar no final da época de transferências – até o próprio jogador! Contudo, não aconteceu, e Lowry saiu na free-agency e assinou com os Miami Heat. Mas houve muitas propostas feitas aos Raptors. Entre elas, uma dos Lakers. Muita fontes informaram o jornal “The Athletic” que estava em cima da mesa uma troca que ia enviar Dennis Schroder, Kentavious Caldwell-Pope e compensação do draft (alguma pick de primeira ou segunda ronda eventualmente) para Toronto e Lowry para Los Angeles. Esta foi a proposta feita pelos Lakers. E foi seguida de uma contraproposta dos Raptors: juntem Talen Horton-Tucker e temos negócio.

No entanto, o Vice-Presidente das operações de basquetebol dos Lakers, Rob Pelinka, insistiu e frisou que o preço era demasiado alto para o base de 35 anos, tendo em conta o potencial de Horton-Tucker que tem só 20 anos. Desta feita, não houve negócio. Será que foi um erro? Parece-me que sim. E foi um erro COLOSSAL.

Analisemos bem este caso: 1) Lowry assumiu publicamente que queria uma extensão, ou seja, os Lakers iam poder mantê-lo por vários épocas. 2) Schroder saiu de graça. 3) Caldwell-Pope foi trocado, juntamente com Harrell e Kuzma e uma pick de 1ª ronda por Westbrook. 4) Os Kings estiveram muito perto de aceitar Harrell e Kuzma por Buddy Hield mas o negócio caiu porque os Lakers optaram por Wesbrook.

Contas feitas, se os Lakers tivessem trocado por Lowry, e depois conseguido a troca por Hield, teriam hoje um plantel inicial de Lowry-Hield-Lebron-Davis-Jordan. Em vez de terem Lowry e Hield no plantel titular, têm Westbrook, que simplesmente não encaixa, e no banco Horton-Tucker.

Isto é devastador para qualquer fã dos Lakers. Na minha opinião esta seria a equipa favorita para ganhar o campeonato. Lowry é precisamente o facilitador que LeBron precisa para lhe tirar o fardo de construir jogo e organizar o ataque. Aliás, é precisamente o que ele está a fazer em Miami, e é por isso que os Heat são um dos favoritos atuais. Para além de que é um defesa bastante bom, e um especialista em “sacar” faltas ofensivas com charges. E depois, Buddy Hield é apenas um dos melhores atiradores da liga e, como todos sabemos, é exatamente o que faz falta ao lado do King. LeBron precisa de atiradores ao seu lado para o seu jogo ser mais forte.

João Araújo Correia

Licenciado e Mestre em Direito, 25 anos e fã incondicional dos Clippers desde a era da Lob-City. Desde pequeno que adoro basquetebol, tanto de ver como jogar! Apesar do Patrick Beverly estar enganado quanto aos próximos cinco anos serem dos Clippers, espero que seja, pelo menos, um!

Deixe uma resposta