A menos que façam mais trocas, os Mavs pioraram com Irving.

Será que os Mavericks tornaram-se uma equipa melhor ou, pelo contrário, comprometeram o presente e o futuro?

A troca que enviou Kyrie Irving para os Dallas Mavericks parou a internet durante breves instantes. Entretanto já saíram muitos relatos e opiniões, mas a verdadeira questão é se os Maverick efetivamente ficaram com um plantel mais competitivo. Parece-me que os Mavericks pioraram por 3 motivos.

Em primeiro lugar, os Mavericks já eram uma das piores equipas da NBA em termos defensivos. De facto, os Mavs estão em 24º lugar no rank defensivo da liga. Considerando que acabaram de trocar o melhor defesa da equipa, Finney-Smith, tudo indica que ainda vão piorar. Irving é um jogador extremamente talentoso, é certo, no entanto não consegue defender os grandes jogadores das equipas adversárias. Não consegue Irving e muito menos Doncic. Esta é capaz de ser a capaz de ser a pior dupla defensiva da NBA. Antes, a tarefa de defender Booker, Morant, Lillard, George, Butler, Brown, entre muitos outros, cabia a Finney-Smith. Agora? O melhor é rezar.

Em segundo lugar, tanto Doncic como Irving jogam a base. É verdade que facilmente conseguem dividir as suas responsabilidades ofensivas, mas Doncic é um dos jogadores da NBA com mais toques e tempo com a bola. E toos sabemos que Irving também prefere jogar com a bola na mão. Para comparação, Luka, em média, tem mais toques na bola por jogo do que James Harden, ex-colega de equipa de Kyrie. Esta dinâmica pode afetar tremendamente o jogo de ambos os jogadores.

Por último, como foi relatado, Irving abandonou os Nets pois procurava uma extensão do contrato por 4 anos. Ora, os Mavericks ainda não se pronunciaram quanto este aspeto. A equipa quer esperar para ver como a dupla se entende para depois decidir renovar o contrato de Irving. O problema é que, caso Irving não queira renovar (relembra-se que o jogador já espelhou a sua vontade de se juntar aos Lakers), os Mavericks podem ficar com as calças na mão. No final da época, Irving pode sair e os Mavericks ficam perante um cenário catastrófico.

Posto isto, ou a equipa de Dallas realiza mais troca, principalmente para fortalecer a sua defesa (por exemplo trocar por Anunoby, o que seira difícil mas ideal) ou, então, pode ter saído o tiro pela culatra.

Deixe um comentário