A época incrível de Durant

Quantos pontos Michael Jordan marcaria na atual NBA? Uma pergunta respondida principalmente por jogadores da década de 90, que apontam a algo à volta de 50 pontos por jogo. Absolutamente absurdo. Mas os números de Kevin Durant podem dar uma ideia do que MJ seria capaz de alcançar.

A ideia é principalmente mostrar que a estrela dos Brooklyn Nets está a ter um estilo de jogo “antiquado” nesta temporada. Lançando principalmente de meia distância de forma brilhante. Algumas estatísticas para mostrar.

– 75% dos lançamentos tentados por Kevin Durant nesta temporada são de dois pontos. É muito em comparação com as outras estrelas da liga. 2 em 3 lançamentos de Stephen Curry são de três pontos, por exemplo. Mesmo um interior como Karl-Anthony Towns lança de dois pontos com menos frequência (57% das suas tentativas).

– Em 1997, Michael Jordan fez 84% dos lançamentos dentro do arco. O que tende a mostrar que KD está a aproximar-se desse estilo de jogo, onde a zona de cinco a seis metros era a distância escolhida pelos melhores jogadores da liga.

– Durant converteu 61% das tentativas de meia distância. É absolutamente incrível. Jordan tinha 48% em 1997, por exemplo. São períodos diferentes, é claro. Mas KD também é mais hábil na zona pintada (59% contra 51%) e na área mais próxima do círculo (80% contra 51%).

– Kevin Durant é o melhor marcador da liga com 29,6 pontos em 34 minutos e com apenas 18 tentativas por jogo. Jayson Tatum tem 23,5 pontos, com 22 lançamentos. A diferença de eficiência fala por si.

– KD tem uma “% de true shooting” de 68%, um valor quase equivalente aos de Rudy Gobert, Mitchell Robinson ou Jarrett Allen, postes que passam a maior parte do tempo a afundar ou a marcar perto do cesto.

A comparação com Michael Jordan é obviamente difícil, pois as defesas são completamente diferentes. Mas se há um jogador capaz de chegar perto dos 50 pontos por jogo um dia, esse jogador é Kevin Durant. Para isso, teria de começar a lançar muito mais. 

Deixe um comentário