Ver Nikola Jokic jogar é uma experiência espiritual
Nikola Jokic é o grande favorito para se suceder no título de MVP na recta final da temporada. Existe uma pequena diferença de perceção entre a opinião do fã comum sobre a questão e a de analistas e ex-jogadores como JJ Redick. Este último, que comentou o jogo entre Nuggets e Clippers pela ESPN, tem dificuldade em entender os observadores que duvidam do Joker ou que não o colocam no topo da corrida de MVP.
“Nikola Jokic não luta contra o jogo. Esta é a melhor definição que já ouvi sobre ele. Ele sempre fará a escolha certa e a leitura certa. […] Não quero exagerar, mas assistir a Jokic jogar é uma experiência espiritual. Todas as vezes que eu comento as ações dele, tem ações em que olhamos e dizemos para nós mesmos: ‘porra, que diabo? o que foi isto?!’
Eu ouço as pessoas dizerem que a análise visual não reflete o que sai das suas estatísticas avançadas. Como se os olhos mostrassem outro jogador de basquetebol. A minha pergunta é a seguinte? O que estás a ver? Quando o vejo, vejo domínio e alguém a melhorar os seus companheiros de equipa.
KCP está a ter a sua temporada mais eficaz. Aaron Gordon e MPJ também. Todo o jogo de Jamal Murray beneficia da dupla com Jokic. As pessoas entendem de basquetebol? Precisamos de pessoas, fãs e o seu interesse pelo basquetebol. Mas em Jokic, há uma diferença de opinião entre as pessoas que se interessam por basquetebol e aquelas para quem é uma obsessão. Jokic está a fazer uma temporada melhor do que qualquer outro jogador da liga. Acredito muito nisto”, explicou Redick no seu podcast.
Se JJ Redick tem voto para os troféus individuais de final de temporada, já sabemos em que direção irá. Não tiramos mérito do que Giannis Antetokounmpo, Joel Embiid ou Luka Doncic estão a fazer, ou mesmo as suas possibilidades até ao final da temporada, mas Jokic é algo de extraordinário.