Sabias que… A Jordan foi banida da NBA?

Uma das marcas mais importantes do basquetebol, a “Jordan Brand”, pertencente agora à “Nike”, teve um episódio curioso durante a década de 80, altura em que Michael Jordan estava a subir a “punhos” na liga.

A marca surgiu no ano de 1985, e começou a dar os seus primeiros passos a patrocinar alguns jogadores da NBA. Mas havia um problema, que se tratava do facto das primeiras versões das sapatilhas de jogo Jordan serem brancas, e tal não combinava com os equipamentos dos jogadores, que tinham instruções para combinar os seus ténis com estes e dos restantes colegas de profissão.

A Jordan teve então a ideia de lançar as suas primeiras “Black n Red version”, um ténis mítico que ainda hoje é comercializado pela marca, em versão “vintage”, para o seu principal patrocinado, Michael Jordan.

Best Air Jordans of the Year 1985 to 2016 | Sole Collector

Sucede que, David Stern, o na altura comissário da liga, não gostou da atitude “espertinha” da Jordan, e pelo facto de serem uns ténis vistosos e bem diferentes dos usados na altura, decidiu aplicar uma “fine” no valor de 5.000$ dólares USD, mais o mesmo valor por cada jogo que Michael Jordan usasse o novo piso nos seus jogos pelos Chicago Bulls. Jordan continuou a usar as suas Jordan porque claramente não estava preocupado com as consequências, e o crescimento exponencial da marca nessa década tornou o efeito útil destas sanções praticamente nulos.

João Pinto

Licenciado em Direito- Universidade Católica Portuguesa; Apaixonado pelo desporto e pela melhor liga do mundo; Fã dos Boston Celtics desde o título de 2008, quando uma equipa começou a dizer "Ubuntu" aos 3...

Deixe uma resposta