Previsão: MVP

Como em todos as épocas, no final da época, a NBA apresenta prémios que coroam jogadores de acordo com as suas performances em várias vertentes. É desta maneira, que devido ao facto de estarmos à porta do começo da época de NBA, em jeito de previsão, vou delimitar 5 a 10 jogadores para cada categoria, que na minha opinião são os candidatos mais fortes. Chegou a altura das previsões de MVP, o prémio mais importante da época regular.

10 – Damian Lillard

A estrela dos Portland Trail Blazers, depois de um esforço incrível na “bolha”, está pronto para continuar a sua lealdade e caminhar no intuito de levar os Blazers à glória. O base entra no 9ºano na liga, como a figura principal da sua equipa, sendo que no seu percurso já mostrou o seu valor, sendo nomeado 5 vezes para o All-Star, 5 vezes para o All-NBA, foi o Rookie do Ano em 2012-2013, e inerentemente pertenceu à equipa All-Rookie do seu ano. Na época passada o jogador arrecadou 30PPG; 8APG; 4.3RPG, e lançou um máximo de carreira de 40% da linha de 3 pontos. Se os Blazers tiverem sucesso na época regular e tentarem um objetivo de top 3, esse sucesso certamente passará pelo trabalho de Lillard, e dessa forma certamente estará na conversa para o derradeiro prémio de MVP.

9 – Joel Embiid

O poste possante dos Philadelphia Sixers, vai entrar na sua 5ª época na NBA, e desde a sua entrada sempre prometeu tornar-se uma das maiores superestrelas da associação. Nesse aspeto de facto cumpriu, com 3 seleções para o All Star, 2 seleções para All NBA, 2 seleções para All-Defensive e a seleção para All-Rookie no seu 1º ano de NBA. Na época passada, o jogador arrecadou 23 PPG; 11.6RPG; 3APG; 1.3BLK, comandando os Sixers aos playoffs, para uma saída decepcionante da primeira ronda através de uma “vassourada” dos Boston Celtics. A promessa que Embiid deixa no mundo da NBA, é que será o poste mais dominante da liga no seu tempo ativo, sendo o mesmo muito completo ofensivamente e defensivamente, dessa forma, um prémio de MVP iria colmatar esse legado.

8 – Kevin Durant

Kevin Durant após a lesão que o afastou toda a época passada, está agora pronto para voltar a dar cartas. Desta vez, será numa equipa diferente, nos Brooklyn Nets, juntamente com Kyrie Irving, e Steve Nash a treinador. Desta forma, o objetivo é certamente ganhar o campeonato, e o campeão, já por 2 vezes, mostrou na pré-época que a sua absurda capacidade em campo permanece. Dessa forma, se os Brooklyn atingirem os lugares cimeiros da conferência este, passará pela liderança de KD, no entanto, certamente que Kyrie também terá muito da bola nas mãos. Ao pertencer a uma equipa de luxo, como já aconteceu em GSW, Kevin Durant já mostrou que os seus números tendem a baixar, no entanto o já MVP em 2013-2014, quererá adicionar pelo mais um prémio desse gabarito ao seu legado.

7 – Anthony Davis

O jogador já conseguiu um objetivo, ser campeão, agora está na altura de tentar alcançar o seu primeiro MVP. No entanto, Anthony Davis partilha o campo com um monstro do basquetebol, Lebron James, e sendo que LeBron não mostra sinais de abrandar, será difícil obter números que lhe façam obter o prémio. Uma coisa é certa, o recorde dos Lakers no final da temporada será certamente um dos cimeiros, no entanto, haverá alguma poupança, dado que o plantel dos Lakers ainda há uns meses atrás estava a disputar as Finais da NBA. O primeiro ano como Lakers, Davis apontou 26.1PPG; 9.3RPG; 3.2APG; e 2.3BLK.

6 – Kawhi Leonard

Campeão e MVP das Finais já por duas vezes, Kawhi ambiciona trazer glória aos Los Angeles Clippers, no entanto, já com uma carreira premiada, falta a Kawhi um MVP. Na época passada, os Clippers foram eliminados pelos Denver Nuggets, após estarem 3-1 à frente da série, e dessa forma, foram criticados pois tinham talento para mais. Kawhi, da mesma forma que vez com o seu ano em Toronto, vai querer marcar uma posição na liga, e a melhor forma para isso seria ao conquistar o MVP. O jogador na época passada apontou 27.1PPG; 7.1RPG; e 4.9AST.

5 – Stephen Curry

Com Klay Thompson lesionado, Kevin Durant nos Nets, Steph Curry terá “só para ele” a equipa dos GSW. Vindo de uma lesão que o afastou da época passada, Curry terá agora a oportunidade de entrar no modo MVP, que todos já presenciá-mos, nas 2 épocas que o jogador foi premiado. Se os GSW conseguirem ir para os lugares cimeiros da conferência oeste, Curry terá certamente um papel crucial, e isso poderá premiar o jogador.

4 – James Harden

Nos últimos anos James Harden tem estado de forma consistente no top 3 de corrida de MVP. Desde que o jogador saiu dos Thunder, e abraçou um papel mais dominante nos Rockets, James começou a ser uma “máquina” de produzir números absurdos. Com um MVP já no seu percurso, James Harden é uma aposta muito consistente para alcançar o prémio, no entanto devido ao facto de James já ter demonstrado que está descontente com a sua situação nos Rockets, não sabemos se mudará de cores ou não. Se mudar de cores, poderá ser para uma “super-team” em que provavelmente não poderá ter a bola sempre nas mãos. É devido a essa incerteza que James está tão abaixo desta “lista”.

3 – Luka Doncic

O fenómeno europeu vai para a sua terceira época na NBA, mas já mostrou a sua qualidade tremenda e potencial de liderar os Mavericks, com a tenra idade de 21 anos. Luka sempre teve um percurso muito profissional, jogando no Real Madrid antes de ingressar na NBA, e sendo o MVP da Euroleague com apenas 19 anos. O seu papel na organização de Dallas é crucial, e com números absurdos na época passada, de 28.8PPG; 9.4RPg; e 8.8APG, espera-se mais uma época formidável de Luka, sendo que o céu é o limite para este jovem.

2 – LeBron James

“King” James, não precisa de apresentações. É um talento e um jogador geracional, que desafia todas as possibilidades a nível atlético e mental, entrando este ano para a sua 18ª época. Com 35 anos, ninguém consegue prever quando LeBron irá abrandar, e é dessa forma que para consolidar ainda mais o seu legado, LeBron quer adicionar o 5º MVP à sua coleção. É certo que LeBron já há muitos anos que se “poupa” na época regular, e só solta o monstro que há dentro dele nos playoffs, mas um jogador que na época passada apontou 25.3PPG; 7.8RPG; e um recorde pessoal de 10.2APG, tem que estar nesta conversa.

1 -Giannis Antetokounmpo

O MVP das duas últimas épocas, tem certamente que ser a escolha óbvia para o principal candidato do prémio este ano. Giannis é uma força da natureza, com a sua estatura predominante aliada a uma versatilidade ímpar, o jogador é o “comandante” dos Milwaukee Bucks, e tendo assinado o contrato mais caro da história, está aqui para ficar. Com números de 29.5PPG; 13.6RPG; 5.6APG, é de esperar números semelhantes (ou melhores) esta época de “Greak Freak”, e dessa forma será muito difícil de superar.

João Pereira

Amor incondicional pela magia do basquetebol! Adepto de NBA e dos Miami Heat! #HEATCulture

Deixe uma resposta