Popovich usou vídeos de animais para moldar Spurs

Se Gregg Popovich conseguiu tornar-se no treinador de maior sucesso da história da NBA, é também porque conseguiu renovar-se com o tempo e usar métodos originais. Num artigo de Jamal Collier da ESPN, ficámos a saber que o mítico Pop às vezes usou metáforas e exemplos de animais para fazer os seus jogadores entenderem conceitos.

Foi DeMar DeRozan, que passou três temporadas em San Antonio Spurs com Gregg Popovich, quem contou este momento.

“Lembro-me que Pop fez-nos assistir a um documentário da National Geographic. Basicamente, era para nos ensinar a trabalhar em equipa e nos unirmos para fazer uma tarefa comum, qualquer que fosse. Quando cheguei à sala, pensei que seria uma exibição tradicional, mas ele colocou um filme sobre pinguins, é a coisa mais interessante que eu já vi.

Vimos como eles migraram, como os machos guardavam os ovos das fêmeas enquanto elas iam buscar comida. Como eles caminharam 100km para buscar água, etc. Foi uma loucura. Cada um tinha o seu próprio papel bem definido. Tínhamos de ver tudo do ponto de vista dos pinguins.

Só Pop faz coisas assim.”

Alguns jogadores, como Kobe Bryant, admitiram inspiração em documentários de animais para melhorar em campo. O Black Mamba desenvolveu notavelmente os seus movimentos ofensivos observando felinos. É interessante pensar fora da caixa como os maiores fazem.

Deixe uma resposta