Popovich não voltará ao comando técnico dos Spurs em 2025
Depois de passar todo o ano de 2025 afastado da equipa, os adeptos dos San Antonio Spurs perguntavam-se quando Gregg Popovich voltaria ao comando técnico, após ter sofrido um ligeiro AVC no final de 2024. No entanto, no sábado, obtiveram uma resposta: segundo Shams Charania, da ESPN, Popovich não deve regressar nesta temporada, e o seu futuro na equipa é incerto.
“O treinador Hall Of Fame dos San Antonio Spurs, Gregg Popovich, não deve voltar esta temporada,” escreveu Charania. “E o seu futuro é incerto enquanto recupera de um AVC ligeiro sofrido em novembro, segundo fontes da liga.”
Desde a sua ausência, os Spurs têm sido liderados pelo assistente Mitch Johnson, ex-base de Stanford que iniciou a carreira de treinador na organização texana. A equipa não conseguiu encontrar estabilidade sem o seu líder histórico, e as aspirações aos playoffs foram praticamente eliminadas após Victor Wembanyama ser afastado do resto da temporada devido a uma trombose venosa profunda. No entanto, a organização ainda vê potencial de crescimento, sobretudo após a recente aquisição de De’Aaron Fox, que poderá formar uma dupla de muito sucesso ao lado de Wemby.
Popovich, que chegou aos Spurs em 1996 após uma passagem como assistente nos Warriors, tornou-se uma referência absoluta na NBA. Ao longo de quase três décadas, conquistou cinco títulos da NBA, três troféus de Treinador do Ano e quatro presenças como treinador no jogo All-Star. Mesmo sendo o mais velho treinador ativo da liga, foi considerado o mentor ideal para desenvolver Wembanyama quando os Spurs o selecionaram no Draft de 2023.
A grande questão agora é se Popovich ainda voltará a comandar os Spurs no futuro. Com os acontecimentos dos últimos meses, a equipa pode precisar de começar a preparar-se para um novo capítulo sem o seu icónico treinador, independentemente da evolução da sua recuperação.