Os Esquecidos – Nº6. Jack Sikma “O primeiro Stretch Five”

Durante 10 dias vamos nomear os 10 jogadores mais underrated da história da NBA. São jogadores que marcaram o jogo de uma maneira ou de outra mas que no final foram esquecidos por muitos fãs da NBA.

  • Anos: 1977–1991
  • Pontos: 15.6 por jogo ( 17287 no total – 93º em Ranking )
  • Rebounds: 9.8 por jogo ( 10816 no total – 31º em Ranking )
  • Lance Livre: 84.94% ( 4292 no total – 64 em Ranking )
  • Win Shares: 112.46 ( 55º em Ranking )

Kevin Love, Joel Embiid, Anthony Davis, Karl Anthony Towns, DeMarcus Cousins – o que é que estes jogadores têm todos em comum? São “Stretch Fives”: estendem o seu jogo desde a área pintada até à linha de 3 pontos. Se este tipo de jogares existe devemos a um homem, Jack Sikma, o primeiro “Stretch Five” da NBA.

Antes da NBA

Nascido em Kankakee, Illinois, Sikma jogou em adolescente no St. Anne High School em Illinois. Similarmente com o que aconteceu com Anthony Davies, Sikma começou por jogar como Base nos primeiros 3 anos. Devido a um “salto” no crescimento passou a ser Center na sua época de sénior. Apelidado de “The Wichert Wonder”, Sikma levou St. Anne ao 4º lugar da Illinois High School Association (IHSA) Class A em 1974, onde em 4 encontros do torneio marcou 100 pontos num jogo.

Em 1974 decide ingressar na universidade de Wesleyan (em Illinois) onde se forma em contabilidade. No final do curso decide candidatar-se ao draft, acabando a sua carreira na faculdade com médias de 21.2 ppg e 13.1 rpg e é até aos dias de hoje o líder em pontos e rebounds dessa universidade.

Draft 1977 e os Seattle Supersonics

No draft de 1997 é escolhido pelos Supersonics como a 8ª pick da primeira ronda, num draft que contou com apenas mais um future hall of famer – Bernard King.

Na sua primeira época de rookie chega às finais da NBA mas perde para os Bullets em 7 jogos,. Finaliza época regular com 10.7 ppg e 7.8 rpg. No final da época é seleccionado para a NBA All-Rookie Team.

Na época seguinte sobe de produção e acaba a época regular com 15.6 ppg e 12.4 rpg , tornando-se All-Star. Nesse mesmo ano volta a chegar às finais da NBA onde defronta novamente os Washington Bullets, mas desta vez leva a melhor. Os últimos pontos da série foram marcados da linha de lance livre por Sikma.

Permanece nos Supersonics até 1986 onde é 7x All-star e finaliza as 9 épocas com 16.8 ppg, 10.8 rpg, 3.3 assists, 1.1 steals e 1.0 blocks com uma percentagem de 47% do campo e 83% da linha de lance livre.

Milwaukee Bucks 

Depois de ter falhado os playoffs por dois anos consecutivos, Sikma exigiu a ser trocado. Acabou nos Bucks e no primeiro ano chega aos playoffs mas é eliminado na meia final da conferência pelos Boston Celtics. Continuou a sua carreira nos Bucks até 1991.

Contas finais

Ao fim de 14 anos de basquetebol conta no currículo com:

  • 1x NBA Champion
  • 7x NBA All-Star
  • 1x NBA All Defensive Second Team
  • NBA All-Rookie First Team
  • Hall of Fame (2019)
  • Nº43 retirado pelos Seattle Supersonics

No final das contas mais que um jogador, Sikma foi um legado. A maneira de jogar e as jogadas jogadas são ainda hoje ensinadas aos atuais Centers da NBA, como Love e Yao Ming (foram aprendizes de Sikma). Era um jogador muito à frente do seu tempo. Acabou a NBA com 84.94% da linha de lance livre (64º em ranking) sendo o Center com melhor percentagem até ao momento da NBA, mesmo dos chamados Big-Mans só é ultrapassado por Dirk Nowitzki. Quando a linha de 3 pontos foi introduzida, os jogadores ainda sabiam pouco como estender o seu range, contudo na época 1988-1989 finaliza a temporada com 38% da linha de 3 pontos. Em toda a sua carreira fez 200 triplos com uma eficácia de 32.8 %. Por isto tudo ocupa a 6º posição. Apesar de não ter sido o melhor ou até mesmo o mais conhecido jogador da sua era, Sikma marcou para sempre o jogo de basquebol. Em 2019, Chris Webebr, Isiah Thomas e Kevin Mchale reconheceram a influência de Sikma no basquetebol nos dias de hoje num segmento intitulado de ” Jack Sikma’s moves still being used today” , onde se discutiu movimentos comuns que jogadores mais altos actualmente usam para marcar ou passar a bola. Por isto tudo e muito mais, Sikma é dos jogadores mais subvalorizados e menos apreciados de sempre, contudo, se olharmos bem para o basquetebol atual, foi sem dúvida dos jogadores com mais impacto na história da NBA.

Facto Curioso

Na época 1987-88 é lider em percentagem da linha de lance livre na NBA com 92.2%. Devido ao facto de Sikma ser bastante bom da linha, era ele quem marcava os lances livres das faltas técnicas marcadas a favor da sua equipa. Na altura que jogava pelos Bucks estabeleceu o recorde de 51 jogos sem falhar um lance livre. Aqui ficam alguns momentos que marcaram a carreira de Jack Sikma

Deixe uma resposta