O lançamento de três dos Heat é quase… irracional
Apenas duas equipas chegaram às finais da NBA depois de terminar em oitavo lugar na sua conferência, os New York Knicks em 1999 e os Miami Heat nesta temporada. O grupo de Jimmy Butler pode ser mais forte que o de Latrell Sprewell e companhia há quase 25 anos, mas o rumo da equipa da Flórida ainda parece mais improvável. Por um lado, não deveria, já que a equipa de South Beach terminou em primeiro no Este no ano passado antes de sair em 7 jogos nas finais da conferência. Mas ainda há uma vibração incrível, quase irreal, por trás do sucesso dos jogadores de Erik Spoelstra nas últimas semanas.
Na realidade, é provavelmente mais lógico do que parece, esta formação está bem consolidada, a sua equipa está bem organizada, os jogadores são fortes fisicamente, fortes mentalmente, todos sabem o seu papel, etc. Não é por acaso. Por fim… sem dúvida também existe um elemento significativo de sorte, mas é o caso de qualquer equipa que vai até ao fim em qualquer competição desportiva ao mais alto nível.
O fator chance ou sorte, se tiver de ser quantificado ou traduzido numa estatística, é talvez o lançamento de três pontos durante as vitórias dos Heat contra os Milwaukee Bucks, os Denver Nuggets e os Boston Celtics. Em 9 vitórias, Butler e companheiros converteram 47 % das suas tentativas atrás do arco.
Um primeiro instinto poderia ser dizer que, algures, é fruto de um bom plano de jogo que permite aos Heat conseguirem muitos lançamentos – abertos – de três pontos. Mas mesmo os Golden State Warriors de Stephen Curry, Klay Thompson, Kevin Durant e companhia não necessariamente exibiram tal percentagem por estarem livres de marcação de um defesa.
Acima de tudo, a ironia é que os Heat até acertaram muitos lançamentos com defesas por perto. Acertaram 48% dos três pontos com um defesa junto a eles nas vitórias contra as três equipas citadas.
Não é apenas talento, é obviamente uma parte bastante irracional do sucesso. Isto não explica necessariamente a corrida excepcional de Miami, mas ajuda, mesmo que apenas um pouco. A equipa e especialmente os lançadores parecem afinados durante várias semanas. Para ver quanto tempo pode durar. Bastam mais três partidas de sucesso.