O impacto de Westbrook nos LA Clippers
Após uma boa amostra de jogos, Westbrook tem… excedido as expetativas?
Praticamente todos os analistas estavam contra a ida de Westbrook para os Clippers. A aquisição foi vista como um verdadeiro tiro no pé. No entanto, após uns quantos jogos, Westbrook tem-se revelado bastante útil e, apesar dos seus defeitos, tem contribuído positivamente dentro e fora de campo.
Em 6 jogos, o ex-MVP registou uma média de 15 pontos, 8 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola, com uma eficácia de 52%FG e 81% de lance livre. No lado ofensivo, Westbrook tem sido uma grande ajuda a acelerar o ritmo do jogo, criar boas oportunidades para os colegas e evitar que Kawhi e George estejam sempre com a bola (o que atrai mais defesas). Quiçá a melhor parte tem sido o facto de não cometer erros estúpidos e evitáveis, como era característico nos Lakers.
No banco e no balneário também tem sido uma grande fonte de energia e entusiasmo. Ivica Zubac, center dos Clippers referiu: “Estou a gostar muito de o ter na equipa. Tem sido muito melhor do que estava à espera. Ele também é um grande líder, tem sido muito vocal. O que é algo que também nos estava a faltar. Tem uma ótima atitude, sempre a sorrir, sempre a rir e é sempre muito positivo. Estou muito feliz por o ter cá”. No mesmo sentido, Terrance Mann referiu: “Tem sido espetacular ter o Russell Westbrook na nossa equipa!“
Com Westbrook em campo, por exemplo, Kawhi Leonard aumentou os seus pontos por jogo, e a sua eficácia de lançamento, quer de dois pontos, quer de três pontos. Tudo graças à agressividade com que Westbrook ataca o cesto, e a facilidade com a qual passa a bola para o homem aberto.
Mas claro, nem tudo é um mar de rosas. Westbrook está a lançar uns péssimos 28% de triplo, e a sua defesa, apesar de ter melhorado desde os Lakers, ainda precisa de evoluir. No entanto, o certo é que a equipa está feliz, Westbrook também, e, apesar dos resultados não terem sido os melhores desde a sua chegada, a verdade é que ele foi um fator positivo em grande parte dos jogos.