O impacto de Westbrook nos LA Clippers

Após uma boa amostra de jogos, Westbrook tem… excedido as expetativas?

Praticamente todos os analistas estavam contra a ida de Westbrook para os Clippers. A aquisição foi vista como um verdadeiro tiro no pé. No entanto, após uns quantos jogos, Westbrook tem-se revelado bastante útil e, apesar dos seus defeitos, tem contribuído positivamente dentro e fora de campo.

Em 6 jogos, o ex-MVP registou uma média de 15 pontos, 8 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola, com uma eficácia de 52%FG e 81% de lance livre. No lado ofensivo, Westbrook tem sido uma grande ajuda a acelerar o ritmo do jogo, criar boas oportunidades para os colegas e evitar que Kawhi e George estejam sempre com a bola (o que atrai mais defesas). Quiçá a melhor parte tem sido o facto de não cometer erros estúpidos e evitáveis, como era característico nos Lakers.

No banco e no balneário também tem sido uma grande fonte de energia e entusiasmo. Ivica Zubac, center dos Clippers referiu: “Estou a gostar muito de o ter na equipa. Tem sido muito melhor do que estava à espera. Ele também é um grande líder, tem sido muito vocal. O que é algo que também nos estava a faltar. Tem uma ótima atitude, sempre a sorrir, sempre a rir e é sempre muito positivo. Estou muito feliz por o ter cá”. No mesmo sentido, Terrance Mann referiu: “Tem sido espetacular ter o Russell Westbrook na nossa equipa!

Com Westbrook em campo, por exemplo, Kawhi Leonard aumentou os seus pontos por jogo, e a sua eficácia de lançamento, quer de dois pontos, quer de três pontos. Tudo graças à agressividade com que Westbrook ataca o cesto, e a facilidade com a qual passa a bola para o homem aberto.

Mas claro, nem tudo é um mar de rosas. Westbrook está a lançar uns péssimos 28% de triplo, e a sua defesa, apesar de ter melhorado desde os Lakers, ainda precisa de evoluir. No entanto, o certo é que a equipa está feliz, Westbrook também, e, apesar dos resultados não terem sido os melhores desde a sua chegada, a verdade é que ele foi um fator positivo em grande parte dos jogos.

João Araújo Correia

Licenciado e Mestre em Direito, 25 anos e fã incondicional dos Clippers desde a era da Lob-City. Desde pequeno que adoro basquetebol, tanto de ver como jogar! Apesar do Patrick Beverly estar enganado quanto aos próximos cinco anos serem dos Clippers, espero que seja, pelo menos, um!

Deixe uma resposta