NBA 2019/2020: Memphis Grizzlies
Finalmente os Grizzlies assumiram um full rebuild para o seu futuro. Estava mais que visto que o plantel apesar de ter duas estrelas em Mike Conley e Marc Gasol, tudo o resto era muito curto para se sonhar com algo mais do que uma simples ida aos playoffs.
Agora com o novo rumo traçado, com alguns jovens promissores, vai ser uma época bastante interessante de para os adeptos de Memphis. Acompanhar o crescimento destes “miúdos” e perceber de que cores se pinta o futuro dos Grizzlies.
Vamos espreitar o que tudo indica ser o 5 inicial para este ano dos Memphis Grizzlies.
Point Guard: Ja Morant

Com a saída de Mike Conley, Ja Morant irá ser o base titular desta equipa. A segunda pick do draft vai poder crescer juntamente com a equipa, onde este ano não existem expetativas, o que vai permitir a Morant jogar sem pressão e assim mais facilmente mostrar todo o seu talento.
Morant traz poder de explosão, pontos, grande qualidade em penetrações para o cesto, criador de lançamentos abertos para ele e para os companheiros. É do tipo de jogador que rapidamente consegue encher um pavilhão com as suas exibições. Tem tudo para vir a ser um caso sério na NBA.
Shooting Guard: Dillon Brooks

Um jogador que até ao momento ainda não conseguiu causar impacto na liga. Já faz parte desta equipa a algum tempo e vai agora ter a melhor oportunidade da sua carreira para demonstrar do que é capaz.
Vai jogar com uma grande pressão em cima dos ombros, uma vez que, ao mínimo deslize Grayson Allen pode saltar para o 5 inicial e enviar Dillon de volta a ser um jogador de rotação.
Small Forward: Jae Crowder
/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/64060500/usa_today_12573050.0.jpg)
Crowder já mostrou em diversas equipas na NBA que tipo de jogador é. Defensivamente uma carraça, ofensivamente muito inconstante.
Numa boa noite consegue ter uma boa percentagem de lançamentos exteriores e de média distância. Vai oferecer poder físico e experiência a esta equipa repleta de jovens jogadores.
Power Forward: Jaren Jackson Jr.

Depois de um primeiro ano de grande nível, Jackson Jr. deixou água na boca para os adeptos dos Grizzlies. Infelizmente teve algum tempo parado devido a lesões. Agora com a saída de Marc Gasol, sobra mais tempo de jogo para Jaren que já provou que pode ter um grande futuro na NBA.
Existe quem compare o seu estilo de jogo com Kevin Garnett, com as devidas ressalvas claro. É um jogador comprido, com bom trabalho de pés, excelente leitura de jogo principalmente a nível defensivo, do outro lado, consegue fazer os seus pontos e com espaço ainda faz os seus lançamentos de 3 pontos. Um jogador a observar sem dúvida.
Center: Jonas Valanciunas

Juntamente com Jae Crowder será o veterano da equipa, algo que certamente será uma grande ajuda para os novos jogadores.
Individualmente Valanciunas traz presença, força, pick-and-rolls. Um bom jogador a ganhar ressaltos em ambos os lados do campo. No entanto já não tem a velocidade e os reflexos de antigamente, apresenta bastantes dificuldades em defender postes mais rápidos que ele.
A sua presença vai facilitar as penetrações de Ja Morant e de Jaren Jackson Jr.
Jogadores de rotação: Tyus Jones, Grayson Allen, Bruno Caboclo, Andre Iguodala, Josh Jackson, Kyle Anderson, Brandon Clarke
Conclusão
Será o primeiro ano de um novo rebuild. A equipa já possui alguns jovens de imenso talento e tudo depende da evolução destes para que os Grizzlies voltem a ser competitivos.
Este ano estarão longe dos lugares de acesso aos playoffs, mas esse não será o objetivo este ano, mas sim dar o máximo de minutos para que todos estes jovens possam dar um passo em frente, de forma a que a evolução destes aconteça o mais rápido possível.
Previsão de época: 28W – 54W