Magic mudam temporada com Kevin Durant!

Os Orlando Magic fizeram a primeira grande jogada da offseason ao adquirir Desmond Bane, vindo de Memphis, em troca de Kentavious Caldwell-Pope, Cole Anthony e quatro escolhas de primeira ronda do draft.

À primeira vista, embora alguns possam achar o preço muito alto, a combinação parece perfeita para os Magic. De facto, Orlando não tinha um base eficiente que pudesse criar o seu próprio lançamento, mas também fosse letal nos três pontos, e foi exatamente isso que os Magic adquiriram com Desmond Bane. Além disso, Bane tem a vantagem de não ser um jogador limitado, pois também é um defensor sólido, ao contrário de outros alvos como Trae Young ou Anfernee Simons. Mas será que Desmond Bane conseguirá resolver sozinho o problema da concretização, consequentemente a criação de espaço? A resposta é não.

Uma combinação não tão perfeita

Mesmo com a chegada de Desmond Bane, o maior problema dos Magic continua a ser a eficácia dos outros quatro jogadores que formariam o hipotético quinteto titular: Jalen Suggs, Wendell Carter Jr., Paolo Banchero e Franz Wagner. Enquanto os dois primeiros já tiveram uma temporada com aproveitamento de mais de 37% nos lançamentos de três pontos, este não é o caso dos dois últimos. Franz Wagner, em particular, acertou menos de 30% dos lançamentos de três pontos, lançando mais de 5 vezes por jogo nas últimas duas temporadas.

Suponhamos que Desmond Bane seja o principal ou secundário lançador a equipa, ter Franz Wagner e Paolo Banchero fora da posse de bola não otimizaria o espaçamento. Pior ainda, poderia até mesmo ser um obstáculo para a eficácia de Bane, já que enfrentaria defesas ultracompactas perto do cesto. Se, ao contrário, Desmond Bane fosse colocado nessa função de atacante sem a bola, obviamente seria mais interessante, mas também subaproveitava as habilidades criativas de Bane. O contrato de quase 37 milhões de dólares na próxima temporada é caro para esperar num canto para lançar.

O outro grande problema é que Franz Wagner receberá a primeira parte do seu enorme contrato (38,6 milhões) na próxima temporada e provavelmente será a terceira opção ofensiva dos Magic, com as limitações que acarreta (não ser um lançador e a falta de capacidade criativa nessa função).

Os Magic devem dar Franz Wagner por Kevin Durant

Em algum momento onde os Phoenix Suns tentem encontrar um lugar convincente para Kevin Durant, com uma troca interessante para eles, os Magic podem bater à sua porta com uma oferta muito atrativa, um pacote com Franz Wagner e Jonathan Isaac por KD. Embora esta proposta possa ser um choque, especialmente para os fãs dos Magic, seria verdadeiramente interessante para ambas as partes. Para os Suns, a equipa estaria a receber um jogador prestes a completar 24 anos, já campeão mundial e quase All-Star da NBA, com enorme potencial, além de um defensor, reconhecidamente frágil, mas que demonstrou ser muito impactante em minutos limitados, em troca de uma estrela próximo do fim da carreira, que quer competir por um título pela última vez com outra equipa.

Do lado dos Magic, a equipa seria reforçada por um marcador de elite que fez 43% dos lançamentos de três pontos na temporada passada, com 6 tentativas por jogo. Obviamente, estamos a falar de um jogador de 37 anos com um contrato enorme de 54 milhões e que será um agente livre na próxima temporada, mas que preencheria perfeitamente as lacunas dos Magic, que ainda existem com a chegada de Bane. Em relação aos receios dos fãs de Orlando, há o aspecto das lesões, mas nas últimas duas temporadas, KD jogou mais partidas que Franz Wagner (137 contra 132). Há também dúvidas a médio prazo. Ao trocar o longo contrato do jovem Franz Wagner (mais os 15 milhões do contrato de Isaac para fazer o acordo funcionar) pelo contrato de um ano de Kevin Durant, que em breve se retirará, os Magic estariam a hipotecar o futuro? Provavelmente não.

É importante recordar que Paolo Banchero assinará em breve a sua extensão de contrato, que será um contrato máximo de mais de 40 milhões por temporada (ou até 50 milhões). No entanto, é inconcebível que os Magic tenham três jogadores a ganhar mais de 40 milhões em 2027/2028, especialmente considerando que Jalen Suggs ganhará 30 milhões, Wendell Carter Jr. quase 20 milhões e Jonathan Isaac também 15 milhões naquela temporada. Os Magic, portanto, têm todo o interesse em apostar forte na próxima temporada, dada a lesão de Jayson Tatum e o facto de que a conferência Este estar particularmente aberta, enquanto pensa em reduzir custos a longo prazo.

Aconteça o que acontecer, os Magic inevitavelmente terão de tomar uma decisão, mais cedo ou mais tarde, e desfazer-se de um membro do seu núcleo jovem (a menos que o dono esteja disposto a pagar impostos altos a longo prazo), assim é melhor fazer isto agora. Esta pode ser a única oportunidade que os Magic terão de contratar um jogador do calibre de KD nos próximos anos e talvez também a sua melhor possibilidade de título?

Com ​​Kevin Durant, os Magic seriam automaticamente um candidato credível ao título. O que não seria o caso com Franz Wagner. Então, por que esperar? Ainda vale a pena esperar para ver se Franz Wagner consegue acertar 40% em média nos três pontos (o que os Magic têm feito nas últimas duas temporadas)? Além disso, sendo a terceira opção, Franz Wagner poderia realmente atingir o potencial que dizem ter?

Na minha opinião, Orlando deveria fazer esta mudança. Deveriam fazer esta aposta, que não é tão arriscada, porque a dupla Desmond Bane/Paolo Banchero será suficiente para tornar os Magic competitivos quando Kevin Durant se retirar ou decidir sair após uma temporada. De qualquer forma, as saídas de Franz Wagner e Jonathan Isaac baixarão a folha salarial da equipa a longo prazo, e os Magic poderão investir em jogadores igualmente competitivos. Em breve, veremos se Jeff Weltmann tem mais de uma carta na manga…

Deixe um comentário