Jogo decidido no prolongamento e novas estrelas a emergir! – Resumo do 2º dia do Mundial
Deu-se hoje, sábado, a continuação ao Mundial de Basquetebol, onde as equipas dos grupos B, C, F e G jogaram os seus primeiros encontros.
Cabo Verde 60 – Geórgia 85- O excelente começo de campanha por parte dos georgianos deixa o sonho da qualificação cada vez mais próximo, o jogo ficou marcado pelas grandes exibições por parte do “frontcourt” de Tornike Shengelia e de Goga Bitadze, que em conjunto combinaram para 31 pontos e 18 ressaltos. A fraca exibição de Cabo Verde muito se deve à pobre contribuição da estrela Edy Tavares.
Sudão do Sul 96 – Porto Rico 101– Um jogo para a memória! Num encontro onde a seleção de Sudão do Sul esteve à frente no marcador durante 38 minutos (os jogos da FIBA possuem 40 minutos jogáveis) e surpreendeu tudo e todos com o seu basquetebol, mas o jogo ficou marcado com a reviravolta de Porto Rico e a sua capacidade de superar os sudaneses no prolongamento. Destaques para Carlik Jones que anotou 35 pontos e distribuiu 11 assistências, e Stephen Thompson Jr., o base porto riquenho ajudou o seu país com 21 pontos e 13 assistências.
Jordânia 71 – Grécia 92- Sem Giannis? Sem problema. A seleção grega deu o “pontapé de saída” a este Mundial com o pé direito, existiam muitas dúvidas sobre a capacidade dos gregos em ter um rendimento positivo sem a superestrela Giannis Antetokounmpo, mas Giannoulis Larentazkis e Thomas Walkup fizeram essas mesmas dúvidas parecerem descabidas.
Irão 59 – Brasil 100- Um grande “amasso” num dia num dia recheado de “amassos”. Este jogo vai ficar na lembrança pois a lenda Marcelinho Huertas atingiu a marca das 100 assistências em Mundiais, sendo apenas o terceiro jogador na história da competição a atingir esse feito, mas a lesão de Raul Neto, base dos Cleveland Cavaliers, acabou por deixar um sentimento de preocupação na seleção brasileira. Raul Neto não irá participar mais nesta edição do campeonato do Mundo. Destaque para Bruno Caboclo, o extremo-poste foi crucial para a vitória brasileira, dando 16 pontos e 7 ressaltos juntamente com boa eficácia.
Sérvia 105 – China 63- O maior “amasso” num dia repleto de “amassos”. Os sérvios venceram confortavelmente sem Nikola Jokic. Já era esperado antes do início da competição que a Sérvia se conseguisse qualificar para a próxima etapa, e hoje deram razão a quem esperada tal desfecho. O diferencial de pontos vindos do banco foi monstruoso, os sérvios tiveram uma contribuição de 60 pontos, para os 16 pontos feitos pelos Chineses, e foi uma das principais razões para o resultado ter sido tão disperso. Kyle Anderson não se entrosou com o seu novo plantel e terminou com 0 pontos, algo não muito esperado pelos adeptos da seleção chinesa.
Eslovénia 100 – Venezuela 85- Luka Doncic. Com dois nomes conseguimos resumir um jogo inteiro de basquetebol. Luka fez 37 pontos, apanhou 7 ressaltos e distribuiu 6 assistências, a somar a estas incríveis estatísticas, Luka lançou acima de 60% em todos os lançamentos e 90% em lançamentos no garrafão e no “mid-range”. A Venezuela deu bastante luta e mostrou que não é uma equipa para brincar, os seus próximos jogos contra Cabo Verde e Geórgia são “must-watch”.
EUA 99 – Nova Zelândia 72- Este encontro contou com o tradicional “Haka”, o ritual praticado pelos jogadores da Nova Zelândia. Os EUA após um início de jogo bastante lento, acabaram por recuperar o resultado e mostrar o porquê de serem os favoritos em todas as competições internacionais. Mas a história do jogo foi Paolo Banchero, o jovem de 20 anos em apenas 18 minutos anotou 21 pontos e apanhou 4 ressaltos, juntamente com eficácia quase perfeita, 80% em todos os lançamentos efetuados e 100% nos lançamentos exteriores.
Espanha 94 – Costa do Marfim 64- O baile dos espanhóis passou muito pelas mãos do novíssimo Juan Nunez, o base de apenas 18 anos guiou o ataque espanhol e acabou a partida com 8 assistências e 0 turnovers. E o jogador da partida, Willy Hernangomez, poste efetivo pelo Barcelona, acumulou 22 pontos e 5 ressaltos em apenas 21 minutos de jogo.
No dia 27 de Agosto irão ser disputados os jogos das equipas dos grupos A, D, E e H.