Início da NBA em janeiro pode significar enorme perda
De acordo com a ESPN, as negociações entre a liga e representantes do sindicato dos jogadores vão continuar no fim de semana. O maior ponto de discórdia, ainda é a data para o início da temporada 2020/21.
A NBA apresentou um plano há alguns dias que prevê uma temporada de 72 jogos a partir de 22 de dezembro . Para muitos jogadores, no entanto, essa data de início chega muito cedo, eles preferem que a temporada comece em 18 de janeiro de 2021 .
Como a ESPN refere, no entanto, a liga teme uma perda de receita de 500 milhões a 1 bilhão de dólares se a temporada começar em janeiro. Se a temporada começasse em janeiro, por exemplo, os importantes jogos no Natal, que também desempenham um papel importante para os parceiros de TV, seriam excluídos na negociação.
Ao mesmo tempo, as perdas teriam um impacto enorme nos salários dos jogadores, que estão ligados aos chamados “proveitos do basquetebol”. A NBA já teve grandes perdas na última temporada devido à pandemia do coronavírus e às tensões com a China .
Se os jogadores continuarem a insistir em que a temporada comece em janeiro, o campeonato pode, segundo informações do New York Times, oferecer um calendário com apenas 50 jogos. O motivo são os parceiros de TV da NBA, aparentemente querem evitar uma sobreposição entre a temporada da NBA e os Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto de 2021).
Em geral, a NBA supostamente quer voltar ao plano de jogos tradicional o mais rápido possível, para que não tenha mais que jogar no verão, quando a audiência da TV baixa.
Uma temporada com apenas 50 jogos reduziria novamente a receita de forma significativa e teria um impacto correspondente nos salários dos jogadores. O modelo de 72 jogos da NBA, que começa pouco antes do Natal, prevê o final da temporada regular em maio e as finais em meados de julho.
De acordo com a ESPN, a redução do cronograma de jogos ainda não foi discutida nas negociações. No momento ainda existe uma discrepância “significativa” entre o pedido do sindicato dos jogadores, principalmente no que se refere ao reajuste dos salários dos jogadores. Supostamente, a NBA está a ficar impaciente para chegar a um acordo.