Estatísticas de Kevin Durant nos Suns desafiam a lógica
Kevin Durant jogou apenas três partidas pelos Phoenix Suns. A amostra não é muito substancial, é claro, mas os primeiros resultados permanecem particularmente empolgantes. A eficácia do extremo na nova equipa é simplesmente indecente.
Entre os melhores jogadores do mundo, Durant é logicamente a primeira arma ofensiva dos Suns. E a lâmina terrivelmente afiada do “Slim Reaper” caiu num arsenal já formidável antes da sua chegada. A sua presença ao lado de Devin Booker, Chris Paul e Deandre Ayton é um pesadelo para as outras 29 equipas da NBA.
A ameaça está em todo o campo, tornando o coletivo terrivelmente difícil de defender. O espaçamento é ideal e o movimento da bola fluido. O ataque de Phoenix facilita a vida de KD, que não precisava disso para brilhar. Nesse contexto, o ex-jogador dos Nets explode todos os padrões estatísticos.
Desde sua transferência, as percentagens incríveis
Com 26,7 pontos, 7,3 ressaltos e 3,7 assistências, Kevin Durant está, à primeira vista, dentro das suas médias habituais.
69% de sucesso no lançamento é o número a ser recordado. Ao limpar a sua seleção de lançamentos (-4,8 lançamentos por jogo que em Brooklyn), o extremo maximiza as suas formidáveis habilidades ofensivas.
É primeiro na meia distância que se destaca, onde cria as suas próprias oportunidades. Este lançamento tem sido a sua especialidade, tanto em termos de volume quanto de eficiência.
No volume, os números não se mexeram. Durant estava a acertar cerca de 60 por cento dos seus lançamentos de médio alcance com os Nets nesta temporada, e esse ainda é o caso no Arizona. Por outro lado, nunca ultrapassou os 59% de sucesso na carreira, recorde que atingiu justamente com Brooklyn em 2022-2023. Em Phoenix, a percentagem é de 72%.
Por outro lado, 86% dos seus três pontos e três quartos dos lançamentos de campo seguem o passe de um companheiro de equipa. E funciona maravilhosamente bem para ele.
Mais importante, acertou 58% das suas tentativas de longa distância. A média certamente cairá com o tempo, mas esse primeiro vislumbre deve causar arrepios no Oeste.
Kevin Durant, o jogador mais eficaz da liga
Com 166,7 pontos a cada 100 lançamentos tentados, Durant é o marcador mais eficiente da NBA. Muito simples. Este desempenho impressionante não tem nenhum ponto de comparação real nesta temporada.
Nikola Jokic (141,9), Luka Doncic e Joel Embiid, os dois maiores marcadores da temporada, tiveram médias de 124,6 e 128,7. Estas estatísticas já são excelentes, mas ainda estão longe das de Durant nos Suns.
Este valor, 166,7, é na realidade apenas comparável aos postes que na maioria dos lançamentos são servidos junto ao cesto, essencialmente em pick and roll.
Nos Suns, o papel de KD é muito menos importante do que quando ele tinha de carregar os Nets, é claro.
Uma primeira amostra
Todos estes números são muito animadores e são sentidos por toda a equipa. O diferencial de +21,1 com a nova contratação em campo fala por si, sem contar com a fraqueza do banco desde a transferência. Em três partidas, os Suns conquistaram o mesmo número de vitórias.
No entanto, esses primeiros dados devem ser vistos com cautela. Primeiro, porque representa apenas três encontros. Manter este nível nos últimos 17 jogos da temporada é uma história totalmente diferente, sem falar nos playoffs.
Segundo, porque o último desempenho até agora (37 pontos em 40 minutos, 12-17 lançamentos) foi conseguido contra a sexta pior defesa da temporada. A primeira, de forma semelhante, foi registada contra a nona pior defesa (23 pontos em 27 minutos, em 7 a 15). E frente aos Bulls, 7.º melhor defensiva, mas longe de ser uma fortaleza impenetrável, Kevin Durant fez-se um pouco mais discreto (20 pontos em 31 minutos, a 7-10).
De qualquer forma, o extremo mantém-se por enquanto acima desta lógica e consolida os Suns. As suas três primeiras partidas anunciam perfeitamente a tendência desta equipa que tenta o título este ano. Se nada vier a descarrilar, pará-lo parece uma missão impossível.