Esperança de libertação diminui

A notícia, infelizmente, era esperada. Brittney Griner, presa há 9 meses na Rússia por posse de cannabis na forma de óleo, e condenada a 9 anos de prisão pela justiça local, viu o seu recurso rejeitado esta terça-feira. A jogadora das Phoenix Mercury agora só pode esperar um desfecho diplomático, com uma troca de prisioneiros entre os Estados Unidos e a Rússia. Um processo que, em qualquer caso, será longo e penoso.

A sua advogada, Maria Blagovolina, confirmou durante a sua aparição na MSNBC que o moral da sua cliente não estava em boa forma após esta decisão, que ocorreu alguns dias depois do seu aniversário.

“Brittney é forte. Ela é uma campeã, uma lutadora e uma vencedora. É algo que a ajuda, mas ela está cansada, não vê a sua família e a semana passada foi difícil para ela. Eu sei que muitas pessoas questionam se ela pode ficar em forma, mas ela realmente não quer jogar basquetebol na prisão. Provavelmente é muito difícil psicologicamente para ela.”

Enquanto as relações entre os Estados Unidos e a Rússia forem tensas, principalmente no que diz respeito à guerra na Ucrânia, é difícil ser otimista sobre a rápida libertação de Brittney Griner, que se tornou numa questão diplomática. Por factos semelhantes, vários cidadãos americanos na Rússia conseguiram evitar penas de prisão no passado.

Deixe uma resposta