Doc Rivers no debate Michael Jordan x LeBron James

Um dos temas mais falados na NBA, é e será por muitos anos a comparação entre os dois melhores jogadores da história da Liga, que são Michael Jordan e LeBron James, e este é sempre um assunto que dá muito que falar, pois depende muito da opinião de cada um.

O mais recente comentário sobre esta comparação vem do atual treinador dos LA Clippers, Doc Rivers, que enfrentou tanto Michael Jordan como jogador nos anos 80/90 e LeBron James como treinador mais recentemente. Rivers fez uma análise de forma a que os fãs da NBA consigam perceber a qualidade e grandeza de cada um destes nomes incontornáveis da história da NBA.

“The difference between Michael and LeBron is that when Michael came into the league, he surprised everyone how great he was. When LeBron came into the league, they expected him to be great, so it was already on him. Michael, in some ways, we allowed him to grow into greatness. We didn’t allow LeBron that, and he is still overachieved. LeBron is better than everybody ever thought.”

Doc Rivers, via Ian Thomsen

Começou por falar da entrada de cada um na Liga, em alturas completamente diferentes. Enquanto Michael Jordan chegou à NBA como uma estrela vindo da liga universitária, as pessoas estavam à espera que fosse um grande jogador logo à partida e sem a pressão de ter sido a primeira escolha do Draft (3ª pick no Draft de 1984), onde a NBA era dominada por a posição de Poste/Center. No caso de LeBron James, este chegou à NBA vindo do Liceu com 18 anos, sem fazer formação universitária e num excelente Draft no ano de 2003 foi a primeira escolha e teve toda a pressão sobre si para ser um bom jogador, para além da NBA já ser dominada por as posições de base e extremos. Rivers diz também que Michael Jordan foi possibilitado a crescer até se tornar numa super estrela, enquanto que a LeBron James isso não aconteceu e mesmo assim ele conseguiu surpreender toda a gente e conquistar muito mais do que era esperado.

Noutro aspecto de comparação, Doc Rivers afirma que Michael Jordan demorou 7 anos a conquistar o seu primeiro título e isto deveu-se ao facto de ele não confiar no sistema da equipa e querer ser sempre ele a dominar os jogos e não tirar partido dos seus colegas de equipa, mas nunca foi criticado por este aspecto. LeBron James sempre jogou com uma mentalidade completamente diferente, onde desde início tentou sempre tirar o melhor de todos os seus companheiros de equipa.

“It took Michael seven years to win an NBA title. It’s because he didn’t trust the system; he wanted to dominate by himself. He didn’t get the importance of using his teammates and using everyone else, but no one criticized Michael back then.”

Doc Rivers, via Ian Thomsen

Doc Rivers defrontou LeBron James múltiplas vezes enquanto o mesmo era jogador dos Cleveland Cavaliers e Miami Heat e acompanhou de muito perto o crescimento meteórico do “King”. Agora como treinador dos Clippers terá de ultrapassar os Lakers de LeBron para chegar a mais um título na sua carreira de treinador.

“You should go back and read articles about LeBron coming into the NBA and then say he overachieved that. It’s remarkable. He rarely gets heard, he always shows up, he’s had some of the biggest clutch games in NBA history, yet no one knows it.”

Doc Rivers, via Ian Thomsen

LeBron James tem sido incrivelmente consistente ao longo dos 17 anos em que está na NBA mas no entanto existem muitas críticas em relação a ele e tentar minimizar a sua qualidade e as suas conquistas não é justo. Como Rivers disse, James ganhou em quase todas as categorias que conseguiu, mas se o critério for a quantidade de títulos que cada um ganhou, então neste sentido Michael Jordan é melhor, mas nunca diminuir em nenhum sentido LeBron James que é um dos melhores atletas do século XXI e merece todo o respeito pelo que conseguiu e vai conseguindo alcançar na sua carreira na NBA.

Em baixo fica o vídeo com a conversa de Doc Rivers com Ian Thomsen.

Guilherme Correia

Grande fã do LeBron James e foi ele que me fez gostar deste grande desporto que é o Basquetebol!!

Deixe uma resposta