Chauncey Billups e o envolvimento com a Máfia em jogos de póquer

O ex-jogador da NBA e até esta ocorrência treinador na liga foi detido na manhã desta quinta-feira, horas após o primeiro jogo dos Portland Trail Blazers na temporada. As acusações centram-se num suposto envolvimento em jogos de póquer viciados.

Billups é acusado de ser um membro, chamado de “facecard”, de jogos de póquer ilegais corrompidos a terem lugar em Nova Iorque, Las Vegas e Los Angeles. Usava da sua reputação para atrair pessoas a esses jogos manipulados pela Máfia. Os organizadores alegadamente utilizavam tecnologias sofisticadas para enganar. São exemplos lentes de contacto e óculos que visualizavam cartas pré-marcadas, uma máquina para baralhar que lia as cartas, malas das fichas com câmaras escondidas e uma mesa raio-X com capacidade para observar as cartas que estavam viradas para baixo.

Assim que as pessoas perdiam, os membros da Máfia aplicavam violência e extorsão para garantirem que pagavam as suas dívidas. Investigadores descobriram que o esquema envolvia membros e associados das famílias Bonanno, Gambino, Lucchese e Genovese. Desde abril de 2019, as vítimas perderam no mínimo sete milhões de dólares, com uma só pessoa a deixar 1.8 milhões de dólares. Billups ajudou a organizar e participou num jogo em Nova Iorque a abril de 2019, utilizando a máquina de baralhar, com as vítimas a perderem pelo menos 50 mil dólares. Em outubro de 2020, aconteceu outra vez, e o MVP das Finais de 2004 ganhou 50 mil dólares pela sua participação.

Para além disto, um co-conspirador apareceu, descrito de uma maneira que dá a entender que é Billups, que forneceu informação sobre um jogo dos Trail Blazers diante dos Chicago Bulls em março de 2023. Nesta partida, os Blazers perderam por 28 pontos e quatro titulares regulares não jogaram, Alegadamente, a informação destas ausências teria sido fornecida por esse co-conspirador a um apostador.

O treinador de 49 anos de idade deixa as suas funções de treinador da NBA de imediato. Tiago Splitter assume o papel de treinador interino dos Trail Blazers.

Marco Torres

Adepto de desporto, NBA e dos Portland Trail Blazers. A estudar Ciências da Comunicação.

Deixe um comentário